ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

TRE confirma calendário único para eleições em quatro municípios de MS

Zemil Rocha | 07/05/2013 19:07
TRE aprovou um mesmo calendário eleitoral para Bela Vista, Caracol, Jardim e Figueirão (Foto: Arquivo)
TRE aprovou um mesmo calendário eleitoral para Bela Vista, Caracol, Jardim e Figueirão (Foto: Arquivo)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) confirmou nesta tarde o calendário eleitoral unificado para as eleições suplementares para prefeito e vice em quatro municípios de Mato Grosso do Sul. Ontem havia sido aprovado o calendário de Figueirão. Hoje foram aprovadas resoluções, com calendários idênticos, referentes a Bela Vista, Caracol e Jardim.

As resoluções aprovadas ontem e nesta terça-feira (Res/TRE-MS Nºs.497/2013, 498/2013; 499/2013 e 500/2013) definem que o dia da eleição nos quatro municípios será 7 de julho, um domingo.

As convenções dos partidos e coligações para escolha de candidatos deverão ocorrer no período de 13 a 21 de maio. Os registros das candidaturas têm prazo até 24 de maio. Os prefeitos e vice cassados não poderão disputar estas eleições suplementares.

A propaganda eleitoral em geral, como comícios, carreatas, uso de carros de som, bandeiradas e panfletagens, será realizada no período de 25 de maio a 6 de julho. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio acontecerá entre os dias 15 de junho a 4 de julho.

As eleições suplementares acontecem em razão das decisões do TRE-MS, que confirmaram cassação dos diplomas dos candidatos eleitos em outubro de 2012 em Figueirão, Bela Vista, Caracol e Jardim. Pela legislação, no caso de nulidade de mais de 50% dos votos válidos, como ocorreu no caso das quatro municípios, há necessidade de novo pleito eleitoral.

Bela Vista - Abraão Armoa Zacarias (PMDB) e Luis Alexandre Loureiro (DEM), respectivamente prefeito e vice de Bela Vista, tiveram os mandatos cassados por configuração do abuso de poder, em razão do uso indevido e reiterado do jornal eletrônico “Fronteira News”, para promoção pessoal dos candidatos, o qual veiculava matérias idênticas da página oficial de suas campanhas, fato que teria comprometido a lisura e a legitimidade do pleito. Abraão Zacarias e Luis Alexandre foram eleitos com 50,331% dos votos válidos.

Caracol - No município de Caracol, os mandatos de Manoel Viais (PT) e Horácio Junior (PSDB) foram cassados sob o fundamento de que estes teriam cometido abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágios, por meio da distribuição indiscriminada de camisetas durante uma carreata realizada na cidade. Manoel Viais e Horácio Junior foram eleitos com 2.405 votos, o que corresponde a 58,83% dos votos válidos.

Jardim - Os diplomas do prefeito do município de Jardim, Marcelo Henrique de Mello (PDT) e seu vice, Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT), foram cassados em razão de captação ilícita de votos, caracterizada pelo fornecimento de produtos alimentícios com o intuito de obter votos ao então candidato a prefeito.Os candidatos foram eleitos com 53,31% dos votos válidos.

Figueirão - O novo pleito em Figueirão será realizado em razão da cassação dos registros das candidaturas de Getúlio Furtado Barbosa (PMDB) e Rogério Rosalin (PMDB), respectivamente prefeito e vice, eleitos com 55,59% nas últimas eleições. Getúlio e seu vice são acusados de abuso de poder político e de autoridade.

Nos siga no Google Notícias