ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

TRE faz amanhã sorteio das urnas para votação paralela

Aline dos Santos | 03/10/2014 07:55
Auditoria em urnas será realizada no mesmo dia da eleição. (Foto: Marcelo Calazans)
Auditoria em urnas será realizada no mesmo dia da eleição. (Foto: Marcelo Calazans)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) realiza amanhã, a partir das 9h, o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela. O procedimento é uma forma de auditoria adotada por todos os tribunais.

No Estado, serão sorteadas duas urnas, uma de Campo Grande e outro do interior. Os equipamentos estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas eleições de domingo. As urnas retiradas do local de votação são substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.

A votação paralela acontece no domingo, sendo acompanhada por representantes de partidos políticos, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor. A urna que virá do interior será trazida a Campo Grande em helicóptero da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Nos siga no Google Notícias