ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

TRE/MS faz treinamento para votação paralela na sexta

Redação | 15/09/2010 17:58

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) está realizando desde segunda-feira treinamentos para o sistema de votação paralela. Na sexta-feira (17) mais uma turma de auxiliares será treinada.

A votação paralela acontece no dia da eleição oficial e no mesmo horário, das 8h às 17h. Esse sistema faz uma simulação de uma eleição e serve para verificar se o somatório dos votos está de acordo com a urna eletrônica e se o voto digitado pelo eleitor é realmente computado na urna, demonstrando a confiabilidade do sistema.

A Votação Paralela vem sendo realizada desde as eleições de 2002, por todos os TREs, em todo o país, durante as eleições.

Na semana que antecede o pleito, os fiscais dos partidos votam em cédulas de papel, que serão depositadas numa urna de lona. Em seguida, essa urna será lacrada com a assinatura dos fiscais.

No domingo, o primeiro passo será abrir a urna de lona, retirar uma cédula qualquer e digitá-la primeiro num programa no computador e, depois, nas urnas eletrônicas sorteadas.

Esse procedimento será acompanhado por uma comissão, formada por um juiz, servidores da Justiça Eleitoral, representantes do Ministério Público e fiscais dos partidos e coligações. O trabalho será todo supervisionado por câmeras filmadoras de empresas contratadas pelo TRE-MS.

Ao final dessa votação, serão emitidos os boletins das urnas e o relatório do sistema do computador, sendo que os resultados devem ser idênticos, pois o conteúdo das cédulas foi digitado tanto nas urnas quanto no computador.

No total, 46 pessoas realizarão os trabalhos da Votação Paralela, sendo 26 servidores do Tribunal de Justiça do Estado, 15 servidores e 5 estagiários do TRE/MS.

(Com informações da assessoria)

Nos siga no Google Notícias