ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

TRE prepara juízes eleitorais para eleição de outubro

Redação | 15/04/2010 16:59

Nesta sexta-feira, o presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Desembargador Luiz Carlos Santini, participa de reunião com dirigentes do tribunal, juízes eleitorais e chefes de cartórios, em Costa Rica (332 km de Campo Grande).

Durante o encontro, o TRE irá explicar novidades na legislação eleitoral, realizar treinamentos e estabelecer a logística dos cartórios para as eleições de outubro. O tribunal está realizando reuniões em seis cidades pólos.

Entre as novidades deste ano está a divulgação dos antecedentes criminais e cíveis de todos os candidatos inscritos para as eleições 2010. As informações estarão disponíveis no site do TRE no final do mês de julho.

Os partidos terão até o dia 5 de julho para encaminhar as certidões sobre a vida pregressa de cada candidato.

Outra novidade é que este os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral de origem poderão solicitar a transferência provisória do título para qualquer Capital em que esteja no dia da eleição e, assim, votar somente para Presidente da República.

Haverá também mudança na votação. Foto e nome dos candidatos aos cargos de vice e de suplentes de senador estarão disponíveis nas urnas eletrônicas.

E a ordem de votação mudou. O eleitor votará na seguinte sequência: deputado estadual (cinco dígitos), deputado federal (quatro), senador em primeira vaga (três), senador em segunda vaga (três), governador (dois) e presidente (dois). As eleições serão no dia 3 de outubro.

Nos siga no Google Notícias