ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

TRE sorteia urnas da votação paralela neste sábado em Campo Grande

Nícholas Vasconcelos | 26/10/2012 19:51

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai sortear neste sábado (27) as urnas que serão utilizadas na votação paralela do segundo turno em Campo Grande. Os equipamentos serão escolhidos a partir das 9h no plenário, na sede do Tribunal na Capital.

A votação é realizada por meio de amostragem e serve para identificar o funcionamento normal das urnas eletrônicas. Todo esse processo é acompanhado por representantes de partidos políticos, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público

No sorteio de amanhã, serão duas urnas da Capital, que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Os equipamentos serão retiradas dos presidentes de seção e serão substituídas por outros.

Segundo a Justiça Eleitoral, o procedimento é adotado para confirmar a segurança da urna eletrônica e ocorre sempre no dia da eleição. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.

Os participantes revelam aos fiscais em quem votarão, antes de registrar no equipamento, e depois digitam sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Em seguida, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados e o objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

Nos siga no Google Notícias