ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

TRE sorteia urnas para votação paralela em Mato Grosso do Sul

Fabiano Arruda e Luciana Brazil | 06/10/2012 10:35
Servidor do TRE coloca urna substituta, que será levada para Anastácio, em helicóptero da PRF. (Foto: Simão Nogueira)
Servidor do TRE coloca urna substituta, que será levada para Anastácio, em helicóptero da PRF. (Foto: Simão Nogueira)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) sorteou, na manhã deste sábado, véspera das eleições municipais, as duas urnas que serão utilizadas para o processo de auditoria conhecido como votação paralela.

O sorteio, cerimônia pública, foi acompanhado por representantes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público.

As urnas sorteadas são de Campo Grande e de Anastácio. Os equipamentos serão buscados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para serem trazidas para a sede do TRE.

Nesta manhã, um helicóptero da PRF foi deslocado para Anastácio para buscar a urna. Os dispositivos eletrônicos, retirados das cidades, serão substituídos.

Os aparelhos chegam à sede do órgão neste sábado, ficam lacrados e dentro de um cofre da PRF até amanhã (7), segundo explica o juiz de Direito, Olivar Augusto Coneglian.

A votação paralela ocorre neste domingo das 8h às 17h, simultânea à votação. O procedimento simula votos manuais e também na urna, acompanhado por três filmadoras que ficarão acima de cada equipamento para identificar possíveis problemas.

Ao final são conferidos os números de votação a fim de comparar os dados manuais com o das urnas. Ainda segundo o magistrado, o ato é para garantir e atestar que os aparelhos estejam em perfeitas condições de funcionamento.

“Tem candidato que se perde a eleição diz que a urna está viciada”, afirmou Olivar.

Nos siga no Google Notícias