ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Três governadores participam de reunião do Codesul na Capital

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha | 19/03/2014 09:25
Secretário do RS, Colombo, Puccinelli e Richa chegam para encontro na Capital (Foto: Cleber Gellio)
Secretário do RS, Colombo, Puccinelli e Richa chegam para encontro na Capital (Foto: Cleber Gellio)

Começou, há pouco, a reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul) no Yotedy, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O evento conta com a participação de três dos quatro governadores que integram o bloco.

Chegaram para o encontro os governadores do Paraná, Beto Richa (PSDB), de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), e de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). Tarson Genro (PT), do Rio Grande do Sul, enviou representante, o secretário estadual de Planejamento, João Mattos.

Nesta quarta-feira (19), Puccinelli assume a presidência do Codesul. Eles devem lançar hoje o Sudesul (Superintendência de Desenvolvimento do Sul), que não será integrado por MS. Mato Grosso do Sul já integra a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

O Conselho foi criado em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o bloco.

O objetivo principal é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com ações para o desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul. A presidência do Conselho é feita em gestão anual, de forma alternada entre os governadores dos quatro estados-membros.

Nos siga no Google Notícias