ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Tribunal de Justiça suspende processo de cassação contra Bernal

Zemil Rocha | 20/11/2013 17:47
Bernal consegue primeira vitória na Justiça contra o processo de cassação (Foto: arquivo)
Bernal consegue primeira vitória na Justiça contra o processo de cassação (Foto: arquivo)

Decisão singular do relator Hildebrando Coelho Neto, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, acaba de suspender o processo de cassação contra o prefeito Alcides Bernal (PP). A decisão, nos autos do agravo de instrumento interposto por Bernal contra rejeição de liminar pelo juiz de primeiro grau, foi tomada nesta quarta-feira (20) e já pode ser visualizada no site do Tribunal de Justiça.

“Diante da natureza da decisão agravada e da possibilidade de malferimento a direitos e garantias fundamentais (direitos políticos e devido processo legal), admito o presente recurso de agravo de instrumento e, em cognição sumária, defiro, nos termos do art. 527, III, do Código de Processo Civil, o pedido de tutela antecipada recursal (efeito suspensivo ativo), até a apreciação do mérito recursal, tão somente, para o fim de determinar a suspensão do processo de cassação do mandato eletivo do agravante, mormente considerando que a cognição a ser exercida no mandado de segurança impetrado em primeiro grau é de curso célere e poderá avaliar as nuances do caso com maior percuciência”, afirmou o desembargador Hildebrando Neto na decisão.

O advogado de Bernal, desembargador aposentado Jesus de Oliveira Sobrinho, comemorou a decisão. “Foi uma grande vitória. Mostra que há um sinal de um bom direito”, afirmou Sobrinho, segundo quem não há possibilidade de recurso à 1ª Câmara Cível. “Não cabe medida nenhuma. Agora tem de esperar a decisão de mérito do mandado de segurança. Até lá, a Comissão Processante está suspensa”, garantiu.

Já o presidente da Comissão Processante, vereador Edil Albuquerque (PMDb), disse que ainda não foi intimado da decisão e que os trabalhos continuarão amanhã normalmente, com os depoimentos previstos. “Amanhã vamos ouvir o secretário Wanderley Ben Hur”, declarou o vereador.

Ao ser informado pelo Campo Grande News, da concessão da antecipação da tutela no agravo proposto por Bernal, Edil afirmou que a Câmara deverá ingressar com algum recurso à 1ª Câmara Cível contra a decisão. “Se nosso trabalho for obstruído, vamos entrar com defesa. Vai para turma e aí são três desembargadores”, apontou o peemedebista.

Nos siga no Google Notícias