ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Tribunal salvou Bernal neste ano e novo julgamento só em 2014, diz Edil

Josemil Arruda | 27/12/2013 17:12
Edil explica que julgamento vai continuar de onde parou (Foto: arquivo)
Edil explica que julgamento vai continuar de onde parou (Foto: arquivo)

Pelo menos neste ano, o Tribunal de Justiça do Estado, através das decisões liminares do seu vice-presidente, desembargador João Batista da Costa Marques, salvou o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP). O presidente da Comissão Processante da Câmara de Campo Grande, vereador Edil Albuquerque (PMDB), garante que neste ano não haverá mais possibilidade de se retomar o julgamento de Bernal.

“Esse ano não tem mais jeito, se não vamos cair no mesmo plantão”, afirmou Edil, referindo-se aos plantonistas João Batista da Costa Marques e Tânia Garcia. “E aí poderíamos causar constrangimento para um ou para o outro. Esse plantão vai até o dia 5, se não me engano”, argumentou.

Apesar de acreditar que a retomada do julgamento de Bernal fique só para 2014, Edil Albuquerque não descarta a possibilidade de haver alguma mudança no Tribunal de Justiça. “O presidente do Tribunal, Joenildo, parece que está chegando hoje para tomar pé dessa situação. Ele faz parte do plantão também”, apontou.

Golpe jurídico – O vereador Edil Albuquerque considera que acabou acontecendo ontem, em vez do “golpe político” propalado pelo prefeito Alcides Bernal (PP), um “golpe jurídico”, já que há suspeição em relação ao vice-presidente João Batista da Costa Marques.

“Tem aí o possível envolvimento dele na nomeação do filho na Prefeitura e o fato de mexer no sistema do Tribunal de Justiça, inclusive com a colega dele não conseguindo ter acesso”, criticou o peemedebista.

Para Edil, o desembargador João Batista não poderia ter mexido no sistema do Tribunal de Justiça e contestado a colega Tânia Garcia, que estava junto com ele nos plantões. “E numa rapidez de the flash”, sublinhou.

A Comissão Processante, a Mesa da Câmara e assessores jurídicos, segundo Edil, estão estudando as medidas cabíveis. O presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), anunciou que vai denunciar a suspeição de Marques ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Tribunal de Justiça (TJMS).

Nas palavras de Edil, contudo, há um sentimento de grande insatisfação pela impossibilidade de concluir o julgamento político do prefeito Alcides Bernal. “Hoje é o dia de lamber a ferida”, declarou o vereador. “Mas já estamos trabalhando, fazendo contatos, lendo. Não estamos dormindo, não.. Para quem não teve Natal , o Ano Novo pouco importa”, acrescentou.

Continuidade da sessão – O presidente da Comissão Processante acredita que a sessão extraordinária de julgamento do prefeito Bernal só deve ser retomada em janeiro, quando o Tribunal de Justiça voltar à atividade normal. “Em janeiro a gente retoma com certeza”, garantiu.

Indagado se haverá necessidade de começar do zero, inclusive na leitura do relatório final da Comissão Processante, Edil respondeu: “Recomeça de onde parou, na folha 97, indo até a folha 107”.

Nos siga no Google Notícias