ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Tribunal terá maior aumento de repasse pelo Executivo para 2015

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 02/07/2014 10:50
Governador falou nesta manhã sobre aumento do repasse aos poderes. (Foto: Marcos Ermínio)
Governador falou nesta manhã sobre aumento do repasse aos poderes. (Foto: Marcos Ermínio)

O TJ (Tribunal de Justiça) terá o maior aumento do duodécimo, repasse feito pelo Executivo para custear os poderes, conforme o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que chega hoje à Assembleia Legislativa. No total, o percentual destinado pelo Governo ao ao TJ, ao MPE (Ministério Público Estadual), à Assembleia Legislativa, ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) e à Defensoria Pública vai aumentar de 16,7% para 18%.

Para o TJ, o percentual aumentará dos atuais 6,8% para 7,93%. Isso significa, conforme os valores repassados no mês passado, um aumento em torno de R$ 6,5 milhões. Em maio, o Tribunal recebeu do Executivo R$ 42,5 milhões.

A nova redação da LDO define que para o MPE, o segundo com maio duodécimo, o percentual passa de 3,7% para 3,9%. Para a Assembleia Legislativa, o repasse será ampliado de 2,7% para 2,9%, para o TCE subirá a 2,2%, contra os atuais 2%, e para a Defensoria Pública, que hoje recebe 1,5%, serão 1,8% da receita corrente líquida.

Durante solenidade hoje em homenagem ao Dia do Bombeiro, o governador André Puccinelli (PMDB), disse que fechou os percentuais em acordo feito ontem. Ele lembrou que o aumento atende a uma revindicação que durou todo o seu governo, já que, quando assumiu, em 2007, reduziu o repasse à época era de 20% da receita.

André explicou, hoje, que isso foi necessário para estruturar a administração estadual. “Neste momento, estamos em uma situação financeira estável”, declarou, ao afirmar que é possível aumentar os repasses sem prejudicar o caixa do Executivo.

O governador reafirmou que vai entregar a administração ao próximo governador com os salários de dezembro e o 13º do servidor quitados. “Isso mostra nosso planejamento das contas”, resumiu.

Nos siga no Google Notícias