ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Trio de promotores amplia devassa nos contratos do grupo de João Amorim

Paulo Yafusso | 30/07/2015 19:49
Documentos apreendidos pela PF na Agesul serão compartilhados com a Força Tarefa do MPE (Foto: Marcos Ermínio)
Documentos apreendidos pela PF na Agesul serão compartilhados com a Força Tarefa do MPE (Foto: Marcos Ermínio)

A Força Tarefa criada pelo MPE (Ministério Público Estadual) para investigar as empresas envolvidas na Operação Lama Asfáltica, deflagrada pela Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União), Receita Federal e Ministério Público Federal, já iniciou os trabalhos. O grupo é formado pelos promotores de Justiça da área do patrimônio público Thalys Franklyn de Souza (29ª Promotoria), Alexandre Capiberibe Saldanha (30ª Promotoria) e Henrique Franco Cândia, da 31ª.

A criação dessa Força Tarefa foi anunciada nesta semana pelo procurador-geral de Justiça, Humberto de Matos Brites. As ações começaram com o levantamento, em cada uma das promotorias, dos inquéritos em andamento envolvendo empresas que pertencem à organização do empreiteiro João Alberto Krampe Amorim que são alvos da Lama Asfáltica, e que tiveram contratos para execução de obras ou serviços com verbas estaduais.

Ao mesmo tempo, o MPE já está entrando em contato com os órgãos que participam da investigação sobre desvio de recursos federais mediante corrupção de servidores e fraudes em licitações, para solicitar o compartilhamento de documentos e informações que constem aplicação de recursos do Estado. A Lama Asfáltica investiga apenas os contratos que recebem verbas da União.

Está sendo preparada também uma Portaria, onde estarão definidos a atuação dos promotores, os critérios de investigação e os prazos para a realização dos trabalhos e elaboração dos relatórios. Há duas semanas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que haviam 27 contratos com as empresas ligadas a João Amorim, sendo que 10 estavam em execução, entre elas a do Aquário do Pantanal, que agora será retomada pela Egelte. A empresa havia vencido a licitação para a execução da obra, mas foi obrigada a subempreitar para a Proteco, principal empresa da organização comandada por Amorim.

Nos siga no Google Notícias