ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

TSE cria aplicativo para eleitor acompanhar apuração no celular

Ludyney Moura | 05/10/2014 16:15

Eleitores de todo o país podem acompanhar a apuração das eleições deste ano direto do celular. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou um aplicativo gratuito que mostram os resultados.

O aplicativo, desenvolvido por técnicos do próprio Tribunal, o “Apuração 2014”, foi um dos mais baixados no site de da Apple Store, e está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android (para fazer o download do aplicativo, o eleitor precisa acessar as lojas virtuais dos aplicativos).

Nele, o eleitor pode acompanhar em tempo real apuração de todos os Estados do país. A visualização pode ser feita nominalmente, e apresenta o o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso da disputa de governador e presidente). Também é possível selecionar os candidatos favoritos e visualizá-los com destaque.

Apuração – O TSE informa que os resultados para Presidente da República serão divulgados a partir das 18h, horário local, quando a votação já estará encerrada em todo o país. Já o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) começa a fazer a apuração às 17h e o resultado deve sair por volta das 21h.

Aplicativos – O “Apuração 2014” é o terceiro aplicativo do Tribunal este ano, ao lado do sistema “Divulga”, na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas dos resultados, e o “DivulgaWeb”, disponível no Portal do TSE.

O primeiro possibilita que o eleitor acompanhe os resultados da votação de candidatos, partidos e coligações das eleições e visualize os dados por meio de várias consultas.Já o “DivulgaWeb” apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo “Apuração 2014”, mas permite o acompanhamento da apuração pela internet sem necessidade de instalação de qualquer software adicional no computador.

Nos siga no Google Notícias