ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Receita poderá checar doações de campanha

Paulo Fernandes | 22/12/2010 21:03

TSE pediu para a Receita Federal averiguar doações acima do limite

Por meio de um ofício, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, solicitou ao secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, o cruzamento de dados entre prestações de contas de candidatos e comitês financeiros referentes às eleições deste ano e a base de dados fiscais de 2009. O objetivo é verificar se houve desrespeito aos limites legais nas doações.

O TSE também encaminhou duas mídias contendo os relatórios das doações de campanha efetuadas nas eleições de 2010 e pediu o envio das conclusões no prazo de 30 dias.

De acordo com a Agencia de Notícias da Justiça Eleitoral, a apuração será remetida pelo TSE ao Ministério Público Eleitoral.

As doações de pessoas físicas são limitadas a 10% dos rendimentos brutos recebidos no ano anterior à eleição. Já o teto para pessoas jurídicas é de 2% do faturamento bruto do ano anterior.

Pessoas físicas e jurídicas que extrapolarem o limite legal ficam sujeitas a pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia excedente.

No caso das pessoas jurídicas, outra sanção prevista é a proibição de participar de licitações públicas e de celebrar contratos com o poder público pelo período de cinco anos.

Nos siga no Google Notícias