ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

UEMS aposta em parceria antiga para melhorar ações com novo governador

Leonardo Rocha | 04/01/2015 13:48
Direção da UEMS espera melhorias na instituição, em função das propostas feitas por Azambuja durante a campanha (Foto: Divulgação - UEMS)
Direção da UEMS espera melhorias na instituição, em função das propostas feitas por Azambuja durante a campanha (Foto: Divulgação - UEMS)

A direção da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) aposta em parceria antiga com no novo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para desenvolver mais ações e projetos na instituição. Neste ano, inclusive, está prevista a inauguração do campus da universidade em Campo Grande.

O reitor Fábio Edir dos Santos Costa ressaltou que desde a época em que Azambuja foi prefeito de Maracaju, sempre existiu contato e conversas com a instituição, para atender as demandas locais naquele município.

Depois quando ele assumiu o cargo de deputado estadual e em seguida federal, esta parceria continuou, com a defesa dos direitos da instituição no legislativo estadual e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A direção da UEMS cita também os discursos e propostas feitas por Reinaldo durante a campanha eleitoral, quando o tucano defendeu novos investimentos na instituição, assim como sua autonomia financeira.

“Você não pode tirar a autonomia de um corpo docente, dos gestores da universidade. Hoje o estado só consegue pagar salários. Não amplia os laboratórios, não amplia a pesquisa, não incentiva a inovação", disse ele.

O novo governador ainda ressaltou que o Estado precisava aumentar o tamanho da instituição, oferecendo mais cursos superiores para aumentar a formação dos jovens, que muitas vezes abandonam os estudos.

O reitor espera que nesta nova gestão continue a melhorar a educação básica até a superior no Estado, com universidades públicas com qualidade de ensino, pesquisa e extensão. "No que depender da UEMS, faremos nossa parte".

Inauguração - O campus da UEMS em Campo Grande, que vai ser inaugurado neste ano, terá área total de 18 mil metros quadrados, com laboratórios, bloco para atividades administrativas, espaço de convivência, biblioteca central, assim como os cursos de Medicina, Artes Cênicas e Dança, Geografia, Letras, Pedagoga e Turismo, mestrado em Letras.

A unidade atenderá cerca de 1,8 mil alunos e mais 24 mil usuários do sistema de saúde por ano. A obra está prevista para custar R$ 45 milhões aos cofres do Estado. O centro universitário da UEMS, na Capital, está sendo construído em área ao lado Agraer (Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em frente ao Conjunto José Abraão, na rodovia MS-080, saída para Rochedo.

Nos siga no Google Notícias