ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Valter Pereira será relator de novo Processo Civil

Redação | 04/08/2010 16:10

O senador Valter Pereira (PMDB) será o relator do novo Código de Processo Civil. A decisão foi anunciada hoje e ele já adianta que vai ouvir sugestões de representantes da advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público, juízes, servidores do Poder Judiciário e sociedade civil.

Uma das metas, segundo ele, é reunir informações para eliminar as três principais causas da morosidade da Justiça, "o formalismo dos processos, o excesso de recursos aos tribunais e a litigiosidade".

Um anteprojeto foi transformado em Projeto de Lei por comissão de juristas, depois de audiências públicas pelo Brasil.

Uma das propostas já em discussão é fortalecer a conciliação e a mediação de conflitos para evitar que os casos acabem virando processos.

Outro ponto do projeto é o que estabelece punição ao réu que deixar de comparecer

injustificadamente à essa fase.

Também pode ser adotado no Brasil modelo alemão que permite que as ações sobre a mesma questão jurídica sejam julgadas em bloco, diminuindo os recursos possíveis, o que pode reduzir e 70% o tempo de tramitação das ações que tratem de temas repetitivos e em 50% a duração de outras causas muitas vezes emperradas por conta da demanda.

"Um país que não resolve as suas ações em um tempo razoável é um país que tem uma Justiça inacessível", disse Valter em nota à imprensa.

Até o dia 27 de agosto, o projeto vai receber emendas e o relatório deve ser entregue de 14 a 20 de setembro, e o parecer final deve ficar pronto entre 21 e

27 de setembro.

O Presidente da Comissão Especial é o senador Demóstenes Torres, que novamente deve convocar audiências públicas para os Estados.

Nos siga no Google Notícias