ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

Vander: revitalização do Taquari é desafio imperativo

Redação | 12/05/2009 13:00

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) afirmou hoje que a revitalização do rio Taquari é um dos desafios imperativos para Mato Grosso do Sul, apesar de todas as dificuldades de recuperação do desmonte de estruturas naturais.

O parlamentar comemorou ainda o aumento no número de pessoas que se preocupa com a questão, principalmente a classe política e as lideranças de classe.

"Esta é uma luta que já vem de algum tempo e já deveria estar bem mais encorpada, sobretudo pelos organismos responsáveis pelas providências institucionais e financeiras que faltam ao processo de recuperação", salientou Vander, que convocou audiência pública realizada pela Câmara no dia 20 de setembro de 2005 para discutir o socorro ao Taquari.

Vander lembra que investimentos estão sendo feitos por meio de parceria liderada pelo governo federal, com apoio do Estado e dos municípios, para salvar o Taquari.

A Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai), órgão do Ministério dos Transportes, detalhou 31 ações de recuperação e revitalização do rio, apontando para investimentos na recomposição da mata ciliar e dos trechos assoreados, além da capacitação das populações ribeirinhas para desenvolver atividades alternativas de subsistência.

A Ahipar vem fazendo um estudo detalhado das condições atuais do rio e já sinaliza projetos executivos de recuperação socioambiental da bacia com intervenções de curto prazo.

Vander destacou também a participação da sociedade civil, por meio de entidades como as organizações classistas de Corumbá e Ladário e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Taquari, que engloba as comunidades da região norte do Estado.

"Toda essa junção de forças e de intenções reforça nossa esperança de que será possível atingir um enorme patamar de recuperação e de resgate do Taquari", concluiu Vander.

Nos siga no Google Notícias