ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Velório de Celina Jallad será às 19h e sepultamento às 10h de amanhã

Fabiano Arruda | 28/02/2011 11:28

Ex-deputada morreu nesta madrugada no Sírio Libanês, em São Paulo

Celina Jallad, empossada como primeira conselheira do TCE/MS (Foto: João Garrigó)
Celina Jallad, empossada como primeira conselheira do TCE/MS (Foto: João Garrigó)

A família da conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Celina Jallad (PMDB), definiu os horários de velório e sepultamento da filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins.

Segundo informações da assessoria do TCE, o velório tem início marcado para as 19 horas no saguão da Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

Já o sepultamento ocorre amanhã, às 10 horas, no Parque das Primaveras, na Capital.

Segundo Marcelo Martins, primo de Celina, a conselheira do TCE acordou, ontem pela manhã, indisposta e vomitando. Logo pela manhã ela foi encaminhada ao Proncor em Campo Grande.

Na unidade foi diagnosticada a gravidade do caso de Celina. A situação fez a família encaminhar Celina ao Sírio Libanês, em São Paulo, onde passaria por uma cirurgia.

Ela foi submetida ao processo cirúrgico, que terminou à meia-noite. Jallad faleceu às 5 horas.

Nesta manhã, familiares, amigos e políticos compareceram à casa da ex-deputada e também na residência do ex-governador Wilson Barbosa Martins e deixaram manifestações de pesar.

Biografia - A conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Celina Jallad, desbravou a importância feminina na política de Mato Grosso do Sul.

Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins, Celina foi a primeira mulher a presidir o diretório municipal do PMDB, apontado como um dos partidos mais tradicionais no Estado.

Em 1995, com 20,5 mil votos, Celina se elegia pela primeira vez deputada estadual e, além disso, era a primeira parlamentar do Estado e a única mulher entre os deputados naquela eleição.

No mesmo ano, outra conquista marcante. Foi a primeira mulher a presidir a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a comissão mais importante da Assembleia Legislativa.

Em 1997, foi eleita vice-presidente da Casa, primeira mulher a ocupar tal cargo.

Antes de enumerar estes feitos, a vida pública de Jallad começou ainda na gestão do pai. Entre 1983 a 1986, foi diretora executiva do PRONAV, na gestão Wilson.

Entre 1987 e 1989, ocupou a secretaria de Ação Comunitária, na época, nomeada pelo governador Marcelo Miranda.

Foi secretária municipal de Bem-Estar, entre 1990 a 1993, durante a administração de Juvêncio César da Fonseca.

Após presidir o diretório peemedebista, ser eleita deputada estadual e presidir a CCJR, criou, em 1996, a Fundação da Mulher sul-mato-grossense.

Em 1998, passou a ser vice-presidente do diretório estadual do PMDB, função que foi prorrogada até 2001.

Foi reeleita deputada estadual, com 23,6 mil votos, mandato cumprido entre 1999 a 2002. Nesse período, só no ano de 2001, foi eleita líder da bancada do PMDB, nomeada presidente da Comissão Provisória do PMDB-Mulher de MS e, por meio da resolução001/2001, fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS.

Na eleição de 2002, Celina chegava ao terceiro mandato consecutivo como deputada estadual, reeleita com 15,2 mil votos, mandato cumprido de 2003 a 2006.

Em 2003, foi a 3ª vice-presidente da Mesa Diretora, tomou posse como presidente do PMDB-Mulher Estadual, passou a fazer parte do Conselho Fiscal da UNALE (União Nacional dos Legislativos), participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS”, em que, no ano de 2005, assumiria a presidência.

Em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da UNALE. No mesmo ano, disputou sua quarta eleição para deputada estadual e obteve 19,7 mil votos, ficando na primeira suplência.

No ano seguinte, tomou posse na Assembleia Legislativa para seu quarto mandato. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB e também como 1ª representante do Estado na UNALE, além de ocupar o cargo de vice-presidente do PMDB-Mulher Nacional.

Entre 2009 e 2010, ocupou o cargo efetivo de deputada estadual em função da eleição de Ari Artuzi à prefeitura de Dourados.

Em 30 de novembro do ano passado, foi empossada como primeira conselheira do TCE/MS.

Nos siga no Google Notícias