ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereador garante que requerimento para instalação da CPI da Homex está pronto

Jéssica Benitez | 08/08/2013 09:01

A terceira CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal de Campo Grande está engatilhada, pronta para ser instalada a qualquer momento. Desta vez a comissão terá objetivo de apurar a real situação deixada pela construtora mexicana Homex, que firmou contrato com a prefeitura da Capital e não cumpriu acordo, tudo para punir os responsáveis pelo abandono.

Segundo o vereador Carlão (PSB), o requerimento para instalação da CPI da Homex está pronto e deve ser apresentado ainda na sessão desta quinta-feira. “Já estou aqui na Câmara aguardando os outros integrantes da comissão. O requerimento está pronto, vamos colher 10 assinaturas e protocolar” disse.

Mesmo sem ter instalado oficialmente a CPI, os cinco integrantes foram definidos previamente: Alceu Bueno (PSL) como presidente, Carlão, Edil Albuquerque (PMDB), Jamal Salem (PR), Edson Shimabukuro (PTB). “Não será uma comissão política, será técnica”, finalizou.

Impasse – A Homex ficou responsável por construir o conjunto residencial Varandas do Campo, no bairro Paulo Coelho Machado. Para se instalar em Campo Grande a construtora teria que entregar também escola e praça para atender as 3 mil famílias que se mudariam para a região. No entanto, a empresa, sequer, conseguiu metade das 3 mil casas e deixou de cumprir diversos acordos firmados com a Caixa Econômica Federal.

Com o fato de a construtora não ter honrado acordo firmado em maio deste ano, que apontava novas datas e prazos para a conclusão do residencial, a instituição financeira acionou o seguro da construção para concluir as obras de 270 casas vendidas por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Agora uma nova construtora será escolhida para executar o projeto. Instalada no Brasil desde 2007, a construtora mexicana Homex chegou em Campo Grande na gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB). Além de problemas enfrentados na capital sul-mato-grossense, a empresa passa por dificuldades em outras cidades do Brasil.

Trabalhos – Se instalada, esta será a terceira CPI da Casa de Leis. Atualmente duas comissões estão em andamento. A primeira para investigar possíveis desvios de verba pública no tratamento oncológico ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e a outra para apurar a falta de pagamento por parte da prefeitura a prestadoras de serviço, CPI do Câncer e CPI do Calote, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias