ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vereador questiona concessão de licença para areeiro na bacia do Guariroba

Michel Faustino e Kleber Clajus | 26/02/2015 16:10
Vereador cobra esclarecimentos sobre os possíveis prejuízos ocasionados pela atividade. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Vereador cobra esclarecimentos sobre os possíveis prejuízos ocasionados pela atividade. (Foto: Divulgação/Assessoria)

A concessão para o funcionamento de um areeiro nas imediações dos córregos Guariroba e Água Turva, no Km 13 da BR-262, está sendo questionada pelo  presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande,  vereador Eduardo Romero (PT do B). O vereador encaminhou oficio a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) questionando as condições de funcionamento do empreendimento que estaria próximo a APA (Área de Proteção Ambiental) do Guariroba.

Segundo Romero, a Prefeitura precisa esclarecer sobre a atuação do empreendimento no local, tendo em vista que a atividade oferece impacto ambiental direto, além de ser altamente degradante.

“É preciso rever isto, pelo fato de se tratar de um local próxima a uma área de proteção ambiental é preciso ter cuidados especiais. E isso significa a restrição de atividades como esta dentro deste área ou em suas imediações”, ponderou.

Romero ressalta que a Bacia do Guariroba é responsável por cerca de 54% do abastecimento de água de Campo Grande e a atividade pode comprometer o manancial.

“O areeiro é uma atividade de grande impacto, e isso pode comprometer o manancial por um todo, provocando assoreamento e mexendo com a dinâmica hídrica”, completou.

Conforme o vereador, uma reunião deve acontecer com representantes de diversas secretarias para discutir, além desta questão, sobre a captação de investimentos dos serviços concessionados quanto à preservação das áreas de preservação ambiental da Capital especialmente as de mananciais.

Outro lado - Em nota encaminhada ao Campo Grande News, a Prefeitura alega que a Mineradora Eva LTDA está situada na Rodovia BR 262 – km 13 – na margem esquerda, portanto fora da Bacia do Córrego Guariroba.

Segundo a nota, o empreendimento está licenciado ambientalmente, possuindo Licença de Operação e no momento encontra-se em análise a solicitação para a renovação da Licença de Operação.

“Por ocasião do licenciamento ambiental foram apresentados os estudos ambientais necessários. Foi requerido licenciamento ambiental para uma nova área, sendo contígua à área já licenciada, sendo concedida a Licença de Instalação, a qual autoriza a implantação do empreendimento. A atividade de extração da areia é desenvolvida através de cava e não no leito do córrego. Assim, ocorrendo em circuito fechado, não havendo portanto lançamento em curso d’água”, conclui.

Nos siga no Google Notícias