ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadora do PMDB estranha falta de dinheiro para reajuste de servidores

Josemil Arruda e Kleber Clajus | 29/04/2014 14:32
Carla Stephanini lembra que reajuste foi previsto no Orçamento feito por Bernal (Foto: arquivo)
Carla Stephanini lembra que reajuste foi previsto no Orçamento feito por Bernal (Foto: arquivo)

A vereadora Carla Stephanini, presidente do Diretório do PMDB da Capital, considera necessário que o prefeito Gilmar Olarte (PP) esclareça a execução de despesas e receitas orçamentárias, visto que o reajuste dos servidores municipais, de acordo com ela, está previsto no Orçamento para 2014. “Precisamos fazer esse debate aqui”, disse.

“Já estava previsto o reajuste no planejamento anterior”, afirmou Carla Staphanini, cobrando esclarecimentos sobre o reajuste dos servidores municipais e observando que a concessão do aumento foi feita pelo antecessor de Gilmar Olarte. Ontem, o prefeito afirmou que precisaria de um crescimento da receita de R$ 300 milhões neste ano para conceder ao professores o reajuste reivindicado, de 18,3%.

“Se perdermos essa capacidade, Executivo precisa nos esclarecer como vamos recuperar isso e em que tempo para suportar o reajuste salarial”, defendeu a vereadora peemedebista. O reajuste, lembrou a vereadora, foi concedido na gestão anterior, de Alcides Bernal (PP).

Já a vereadores Professora Rose Modesto (PSDB) disse que esteve participando de todas as reuniões do professores, apontando que o que está sendo pedido é o que já está previsto na legislação. Ponderou, porém, as dificuldades financeiras do município. “Os professores estão pedindo agora 18% e prefeito busca alternativa para cumprir isso a partir de 1º de maio”, afirmou.

O presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mario Cesar (PMDB), apontou também a estagnação da receita municipal como dificuldade para se atender os servidores municipais. “A receita só cresceu 0,61% de 2013 para 2014, enquanto historicamente o aumento anual era de 17,8%”, comparou. Uma das maiores quedas, segundo ele, foi quanto ao ICMS, 3%, o que teria significado R$ 80 milhões a menos neste ano.

Quanto ao plano de cargos e salários do funcionalismo municipal, Mario Cesar defendeu que volte a ser feitas as adequações necessárias. “Precisamos resgatar isso. Na gestão do Nelsinho isso foi muito trabalhado, mas o sucessor paralisou”, disse.

Nos siga no Google Notícias