ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadora propõe entrega de remédios "contínuos" em domicílio a idosos

Leonardo Rocha | 22/07/2013 07:35
Vereadora propõe entrega em domicílio de remédios a idosos e portadores de deficiência (Foto: Divulgação)
Vereadora propõe entrega em domicílio de remédios a idosos e portadores de deficiência (Foto: Divulgação)

A vereadora Grazielle Machado (PR) apresentou projeto na Câmara Municipal propondo que a prefeitura entregue em domicílio remédios “contínuos” a idosos, portadores de deficiência e de doenças crônicas.

De acordo com ela, estas pessoas que possuem mobilidade “reduzida” precisam do apoio e assistência do poder público. A entrega na residência das pessoas, também evitaria aglomeração nas unidades de saúde, assim diminuindo a “carga” diária dos servidores da saúde.

O projeto destaca que ficaria a cargo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) elaborar a lista de medicamentos que são considerados contínuos, ou seja, que precisam ser tomados com frequências em função de doenças crônicas. A secretaria utilizaria como base a Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

A proposta ainda sugere que a prefeitura monte uma central de distribuição de remédios, para poder separar, organizar e estruturar esta entrega. Ainda destaca que o município poderia fazer parcerias com o governo estadual e federal, até instituições que possam cooperar e apoiar este programa. Caso seja aprovada, o executivo terá 90 dias para regulamentar esta lei.

Beneficiados – A vereadora destaca que aos grupos que se encaixam nos critérios estabelecidos, eles devem se cadastrar na USF (Unidade de Saúde da Família) caso tenham problemas na locomoção, poderão enviar representantes e procuradores legais. O beneficiado irá preencher um cadastro, levar uma declaração médica e renovar o benefício a cada seis meses.

Aqueles que forem beneficiados poderão ser excluídos caso os médicos decidam que os remédios já não são necessários ou se descubra fraude na obtenção do benefício. O projeto está em trâmite na Câmara e dever ser analisado pelas comissões após o recesso.

Nos siga no Google Notícias