ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Vereadora vai pedir ao MEC para afastar reitora do comando da UFMS

Jéssica Benitez | 18/07/2013 14:00

Com base nas denúncias apontadas pelo Ministério Público, Policia Federal e Controladoria Geral da União acerca da operação “Sangue Frio”, bem como nos depoimentos que a reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Célia Maria Correa à CPI da Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que não faz parte da comissão, enviará ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) pedido de intervenção na instituição e para afastá-la do cargo. O pedido se estenderá ao vice-reitor João Ricardo Tognini.

Para a parlamentar, a reitora apresentou uma série de contradições sobre a gestão dos recursos do HU, principalmente no setor de oncologia, durante acareação promovida pela comissão. “Portanto, este pedido de intervenção federal e medida cautelar administrativa, são fundamentais para que sejam averiguadas e sanadas de maneira transparente, punindo os responsáveis pelo desvio de recursos com a finalidade de garantir a devida transparência na administração pública”, explicou Luiza.

Ainda de acordo com a vereadora, a medida se faz necessária porque somente no Ministério Público Federal foram instaurados, contra a UFMS, 58 inquéritos civis, sendo 29 deles em 2012, por possíveis improbidade administrativa entre elas, o superfaturamento e emissão de nota em nome da universidade em favor de empresa terceirizada e concessão irregular de bolsas até fraude em pregões eletrônicos.

“Até mesmo o processo de eleição da reitora foi alvo de suspeitas do MEC, que na época, cobrou explicações sobre as irregularidades no processo de formação da lista tríplice. Assim temos um histórico de agravantes sobre a gestão da reitora”, opinou. Célia já foi depoente à CPI da Saúde da Câmara duas vezes. A reitora teve participou de acareação com o ex-diretor do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, devido a contradições no depoimento de ambos.

Nos siga no Google Notícias