ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Vereadores aprovam lei que exige ficha limpa para servidor comissionado

Ângela Kempfer e Jéssica Benitez | 25/06/2013 11:11
Votação ocorreu hoje cedo. (Foto: Cleber Gelio)
Votação ocorreu hoje cedo. (Foto: Cleber Gelio)

Os vereadores de Campo Grande aprovaram por unanimidade na manhã de hoje a exigência de “ficha limpa” para servidores da administração municipal que são comissionados e também integrantes de conselhos municipais.

O projeto precisava de dois terços dos votos para ser aprovado e como é emenda à Lei Orgânica, não será necessária sanção do prefeito para a medida entrar em vigor.

A determinação enquadra, inclusive, quem já assumiu cargo na prefeitura. Eles terão 90 dias para entregar documentação necessária e continuar trabalhando. As certidões devem ser recebidas pela Semad (Secretaria Municipal de Administração).

Na prática, a exigência funciona aos moldes da Lei da Ficha Limpa, em vigor no País para cargos eletivos e servidores que passaram em concurso público.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Alex (PT) diz achar relevante a medida, porque adéqua o município a legislação nacional. “É o mínimo que pode ser exigido de alguém que tem cargo em comissão”.

Segundo o projeto, todos os servidores terão que apresentar documentos que provem não ter restrições judiciais relacionadas à probidade administrativa e moralidade da administração pública.

A vereadora Luiza Ribeiro (MD) reformulou projeto que já havia sido apresentado no ano passado por Paulo Siufi e reapresentou para votação em 2013. Ela explica que a “alteração alcançará os nomeados, seja em pequeno escalão até os secretários municipais”.

Nos siga no Google Notícias