ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Vereadores dizem que reajuste do IPTU não pode passar de 20%

Priscilla Peres e Kleber Klajus | 21/10/2014 14:01

Os vereadores de Campo Grande comentaram sobre o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) durante a sessão de hoje e a maioria afirma que o valor do aumento não pode passar de 20% para 2015. Ontem, a prefeitura apresentou a proposta de de aumentar em 23% o valor.

Para o vereador Eduardo Romero (PT do B) é necessário considerar um índice entre 10% e 15%, já que não tem como não dar o reajuste. "Muitas vezes o reajuste leva em consideração as melhorias, mas o cálculo não considera que a renda das pessoas não aumenta igual ao valor do imóvel. O ideal é dentro do que a inflação prevê".

Os vereadores João Rocha (PSDB) e Airton Saraiva (DEM) concordam que o aumento máximo deve ser de 15%. "Número razoável seria média de 15%, mas é preciso aguardar o levantamento. Tem que ser algo justo", disse João Rocha, líder do prefeito na Câmara. Já Saraiva afirma que "é inviável o aumento de 25%".

Para Taís Helena (PT) o mais justo é o reajuste pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) e o ideal seria o aumento gradativo. "Não pode deixar para o contribuinte os efeitos de um desgoverno, no máximo deveria ser aplicado o acumulado do IPCA-E no período de três anos, mas melho que seja só desse ano".

O presidente da Câmara, Mario Cezar (PMDB), disse que os vereadores estão trabalhando dentro do aceitável e de que ninguém gosta de aumento. "É toda uma engenharia, que leva em consideração os gastos públicos e também os investimentos", ao afirmar que a próxima reunião com a prefeitura será no dia 30, mas o horário ainda não foi definido.

O vereador Carlão (PSB) afirmou que "tem que ter cuidado na avaliação do imóvel também, além do reajuste para evitar pegadinhas e o valor ficar muito alto".

Nos siga no Google Notícias