ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereadores esperam discutir ficha limpa em ano de eleições durante seminário

Paula Maciulevicius e Mariana Lopes | 29/03/2012 21:45

Ao todo são 509 parlamentares inscritos no evento que se estende até amanhã (30)

O tema abordado durante todo o seminário é o processo eleitoral deste ano. (Foto: Marlon Ganassin)
O tema abordado durante todo o seminário é o processo eleitoral deste ano. (Foto: Marlon Ganassin)

No oitavo Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, os parlamentares esperam discutir o uso da lei da ficha limpa para as eleições municipais que serão realizadas em outubro. Entre os vereadores a principal dúvida é como a lei será cobrada.

Ao todo são 509 parlamentares inscritos no evento que se estende até amanhã (30).

Para o vereador em Bonito, Nelson dos Santos (PPS), mesmo tendo participado de outros seminários, as dúvidas continuam, principalmente em relação ao que é permitido e proibido durante campanha eleitoral.

“Eu vim preparado para aprender mais sobre a campanha, ainda não sei o que pode e não pode de showmícios, camisetas, churrascos”, comenta.

Já para o vereador por Brasilândia, Antônio José da Silva, a participação no seminário é para entender como será a aplicação da ficha limpa. “As principais dúvidas são em relação a ficha limpa, se realmente durante esse ano, vai ser aplicado o que foi aprovado na lei. A gente precisa entender se o vereador que tiver alguma pendência vai poder se reeleger ou não”, diz.

O presidente da UcvMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), vereador por Itaquiraí, Edilson Seikó Miahira, explica que o foco nesta edição do seminário é o ano eleitoral. “Vamos instruir sobre eleições, como deve ser o processo e partir de quando eles podem começar a fazer campanha”, ressalta.

O tema abordado durante todo o seminário é o processo eleitoral deste ano. A programação de amanhã (30) será voltada para palestras e debates, dentre as temáticas, os palestrantes vão discorrer sobre: “O processo eleitoral no pleito municipal 2012”, “Aspectos relevantes da propaganda eleitoral e das condutas dadas a agentes públicos em ano eleitoral”, “Interlegis e o Projeto de Modernização do Legislativo”, “O Novo Manual de Peças Obrgatórias do Tribunal de Contas de MS” e “Moralidade Administrativa e Processo Eleitoral”.

Nos siga no Google Notícias