ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Vereadores estudam ação na Justiça para barrar reajuste abusivo no IPTU

Leonardo Rocha | 17/01/2014 10:30
Vereadores estudam formas de barrar IPTU acima do esperado (Foto: Marcos Ermínio)
Vereadores estudam formas de barrar IPTU acima do esperado (Foto: Marcos Ermínio)

Os vereadores estão analisando possibilidades para barrar o “tarifaço” do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na Capital. O reajuste foi feito através de decreto pelo prefeito Alcides Bernal (PP), com percentual  de 5,93%. No entanto, a população recebeu carnês com valores superiores a este aumento, que podem chegar até a 400% em relação ao ano passado.

A vereadora Carla Stefanini (PMDB) afirmou que logo após o retorno das atividades no legislativo, em fevereiro, a bancada do PMDB irá se reunir para debater a questão e tornar esta discussão coletiva na Casa.

“Acredito que não é apenas uma discussão do PMDB, vai se estender por toda a Casa e vamos encontrar uma solução em coletivo que poderá ser através da justiça”, ressaltou ela.

O vereador Otávio Trad (PT do B) já estuda o processo do IPTU para entrar na justiça. Ele definiu a ação do executivo como “ilegal” da prefeitura, pois não poderia fazer este “tarifaço” através de decreto.

“Existem duas formas legais de tratar o IPTU, a primeira por decreto não pode ultrapassar o índice de inflação, a segunda por projeto de lei pode fazer o reajuste que entender necessário. Não foi feito da maneira correta”, apontou.

Otávio ressaltou que a Câmara precisa se manifestar sobre o assunto, já que tem que assegurar o direito do cidadão de Campo Grande. “Eu recebi carnês com reajuste de 80% em relação ao ano passado, a prefeitura até o momento não soube se explicar”, ponderou.

Para o vereador Paulo Siufi (PMDB) se houve qualquer abuso ou irregularidade, deve ter uma reação imediata do legislativo.

“Vou ter a mesma reação que tive nas gestões anteriores, quando a população questionava o IPTU, nós cobrávamos do prefeito explicação e depois mudança no valor”.

Opção – O vereador Chiquinho Telles (PSD) acredita que a melhor opção seja reunir as pessoas que se sentiram prejudicadas e realizar uma ação popular contra o reajuste.

“Temos que colocar a população a frente desta luta, já que é a mais prejudicada e os vereadores precisam dar toda infraestrutura e apoio necessário”.

Alegação - O secretário municipal de receita, Disney Souza, afirmou que o reajuste acima dos 5,93% foi para "apenas para 2% dos contribuintes. E este percentual além da inflação só ocorreu porque houve modificações, alterações nas residências.

Entretanto, foram registrados vários casos em que os contribuintes não fizeram nenhuma alteração na casa e mesmo assim receberam carnês com até 35% de reajuste. Outros se queixaram de aumento de 128%.

Especialistas em direito tributário questionam a legalidade deste reajuste e aconselham os contribuintes que se sentirem lesados a buscar seus direitos na justiça. Eles ainda destacam que os vereadores precisam “entrar” na discussão sobre o assunto.

Otávio Trad já estuda ação na justiça por ato "ilegal" da prefeitura (Foto: Divulgação)
Otávio Trad já estuda ação na justiça por ato "ilegal" da prefeitura (Foto: Divulgação)
Carla Stefanini propõe ação coletiva e conjunta da Câmara contra aumento irregular (Foto: Divulgação)
Carla Stefanini propõe ação coletiva e conjunta da Câmara contra aumento irregular (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias