ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Vereadores já recolheram duas toneladas de lixo em Campo Grande

Josemil Rocha | 05/02/2013 17:39
Lixo sendo recolhido nesta terça-feira
Lixo sendo recolhido nesta terça-feira

Os vereadores já recolheram duas toneladas de lixo em quatro bairros da Campo Grande, dentro do projeto “Câmara Ativa – Todos juntos por você”, instituído para contribuir no combate à dengue. Na manhã de hoje, eles fizeram coleta de 300 quilos de resíduos sólidos no bairro Nova Lima, onde percorreram diversas ruas.

Nesse mutirão, a primeira ação conjunta dos vereadores aconteceu no bairro Noroeste, onde se deu o maior recolhimento de lixo, cerca de uma tonelada de resíduos sólidos. Depois o trabalho de limpeza ocorreu no bairro Jardim Tijuca, com a coleta de 300 quilos. No bairro Tiradentes, onde se deu a terceira mobilização dos vereadores, foram recolhidos 400 quilos de materiais, encaminhados a seguir para uma cooperativa do bairro Coophavila.

A escolha dos bairros aconteceu com a ajuda de dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo priorizado no mutirão os bairros com maior incidência da dengue. Todo o lixo recolhido é posteriormente encaminhado para a reciclagem.

Dentro da programação da Câmara de Campo Grande, a próxima ação coletiva será realizada na quinta-feira (7 de fevereiro), a partir das 8 horas, no bairro Los Angeles. O ponto de encontro será na Rua Lauro Muller, esquina com a Rua Ciro Azevedo.

A campanha tem apoio institucional do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado de Mato Grosso do Sul), que colocou à disposição os postos de combustíveis de Campo Grande para serem pontos de coleta de pneus usados - que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor.

De casa em casa

O bairro Nova Lima, localizado na região norte de Campo Grande e com grande densidade demográfica, recebeu a visita de centenas de pessoas, entre vereadores e assessores, que foram de casa em casa recolhendo sacos plásticos, latas, garrafas, pacotes, pneus e outros objetos que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, eles foram de casa em casa dando orientações sobre como prevenir a doença, entregando um folder informativo sobre o assunto.

No local foram recolhidos 300 quilos de resíduos sólidos, que foram encaminhados para o reciclador autônomo Emílio Pires Barbosa, morador do bairro Nova Lima, que vai separar e encaminhar os materiais para reciclagem. O mutirão de limpeza promovido pelos parlamentares abrangeu o quadrilátero das ruas Haroldo Pereira, Nefe Pael, Júlio Prestes e Jorge Mascarenhas.

De acordo com o vice-presidente Flávio César (PTdoB), as ações têm sido muito positivas e os moradores estão muito receptivos com o mutirão realizado pelos parlamentares. “Estamos orientando um número significativo de moradores. A Câmara tem feito a sua parte para ajudar no combate à dengue e nada melhor do que ir às ruas para colaborar com a limpeza de nossa cidade. Temos que juntos reforçar os cuidados para acabarmos com os crescentes casos de dengue”, revelou Flávio.

A moradora Nadir Gomes, que reside no bairro Nova Lima desde 1998, apóia a iniciativa dos vereadores e parabeniza a ação, mas alerta que é preciso aumentar a borrifação do “fumacê”. “Somente limpar os quintais não adianta, precisamos que o fumacê passe mais vezes aqui, pois só ele mata realmente o mosquito”, afirmou a moradora da Rua Alberto da Veiga.

Nos siga no Google Notícias