ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vereadores pedem que reajuste máximo do IPTU 2012 caia pela metade

Fabiano Arruda e Wendell Reis | 24/11/2011 13:01

Pleito pode deixar índices de aumento em patamares parecidos para contribuintes

Vereador Paulo Siufi argumenta que alteração deixará projeto mais justo. (Foto: Divulgação)
Vereador Paulo Siufi argumenta que alteração deixará projeto mais justo. (Foto: Divulgação)

Vereadores pediram ao prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), que o reajuste máximo previsto para o IPTU 2012, de 15,53%, seja reduzido à metade para as regiões que receberam obras estruturais como a Orla Morena, Orla Ferroviária e complexo Imbirussu-Serradinho.

A informação é do presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB), que destacou que Nelsinho já se mostrou sensível à reivindicação.

Caso a sugestão seja acatada no projeto que tramita na Casa de Leis, e o índice caia de 15,53 para 7,7%, os percentuais de reajuste podem ficar parecidos para todos os contribuintes, já que o mínimo de aumento, pelo projeto, fica em 7,33%, referente ao IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), para terrenos, e 8,20%, no Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil), para unidades construídas.

“Estamos conversando e acredito que podemos chegar a um acerto, o que deixa o projeto mais justo. Estas mudanças podem deixar todos numa situação mais confortável”, pontua Siufi.

O parlamentar destacou ainda que solicitou ao prefeito a elaboração de um perfil para as chamadas “fazendas urbanas” para verificar, segundo ele, de que forma serão cobradas estas propriedades e “não penalizar o bom contribuinte”.

Siufi também elogiou a fixação de 11 categorias de beneficiários para o IPTU no ano que vem, reivindicação feita pela Câmara. Conforme ele, as classes permitirão traçar um perfil de todas as propriedades na Capital.

Nos siga no Google Notícias