ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadores querem 5 garantias da Caixa para não criar a CPI da Homex

Zemil Rocha e Bruno Chaves | 12/08/2013 19:10
Alceu Bueno e Carlão vistoriando conjunto da Homex esta tarde (Foto: João Garrigó)
Alceu Bueno e Carlão vistoriando conjunto da Homex esta tarde (Foto: João Garrigó)

Os vereadores da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Campo Grande vão exigir cinco garantias do superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes Siqueira, como condição para não criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Homex. A empresa mexicana Homex quebrou sem terminar a construção de 3.000 casas em Campo Grande.

Alceu Bueno (PSL), presidente da Comissão de Obras da Câmara, e Carlos Augusto, o Carlão (PSB), estiveram esta tarde no bairro Paulo Coelho Machado para verificar as obras. “Viemos ver a situação e conversar com os moradores para ver a possibilidade de instaurar a CPI da Homex”, informou Alceu.

Amanhã às 15 horas, a comissão realiza oitiva com o superintendente da Caixa, ao qual vai pedir cinco garantias para não instalar a CPI da Homex: solução para o vazamento de esgoto em razão dos problemas de saúde que podem gerar nos moradores da região; reparos para acabar com as rachaduras de parte das casas (5% delas ); conclusão das 272 unidades contratadas e até hoje não entregues; término da escola e do centro comunitário; e construção e pavimentação das vias de acesso. Os três primeiros pontos seriam os mais prioritários.

O presidente da comissão de obras informou que esteve conversando com o ex-prefeito Nelsinho Trad sobre os compromissos assumidos pela municipalidade com a Homex. “Nelsinho garantiu que única facilitação foi licença ambiental e alvará de construção. O Município ganharia uma nova escola e o centro comunitário. Nada mais”, contou Alceu Bueno.

Segundo Carlão, três mil pessoas já moram nas 500 casas construídas pela Homex, de um plano inicial de 3,2 mil unidades. “Essas 500 casas foram entregues e o esgoto está sendo liberado na Rua Catiguá, esquina com a Rua Maria de Lourdes, que pega em frente a algumas casas do Paulo Coelho”, explicou.

Romilton Tavares, 47 anos, que há 12 anos mora no bairro Paulo Coelho, disse que de dois anos para cá, quando as primeiras casas da Homex foram entregues, por falha dos engenheiros, começou vazamento de água na frente da sua casa. Depois o problema foi se agravando, agora havendo liberação na rua de dejetos humanos. “Nas três primeiras casas da Rua Catiguá, o esgoto entra dentro delas. Tem de puxar para tirar merda, urina. A situação é insustentável, fora mau cheiro que incomoda a quadra inteira”, testemunhou.

Por enquanto nove vereadores assinaram o requerimento para criação da CPI da Homex. Com mais uma assinatura, o que representa um terço dos membros da Câmara, fica assegurada a criação. Com exceção do Edil Albuquerque (PMDB), todos os integrantes da Comissão de Obras - Alceu Bueno, Carlão, Jamal Salem (PMDB) e Edson Shimabukuru (PTB) - assinaram, além dos vereadores Zeca do PT, Airton Saraiva (DEM), Luiza Ribeiro (PPS), Eduardo Romero (PSL) e Paulo Pedra (PDT).

Nos siga no Google Notícias