ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Vereadores querem investigar se nomeação de diretoras teve só caráter político

Antonio Marques | 25/02/2016 13:06
Vereadores querem saber se nomeados para direções de escolas e Ceinfs têm formação para os cargos (Foto: Marcos Ermínio)
Vereadores querem saber se nomeados para direções de escolas e Ceinfs têm formação para os cargos (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de anunciarem apresentar duas representações diferentes a serem encaminhadas do MPE (Ministério Público Estadual) para investigar se a demissão em massa de 47 diretoras de Ceinfs (Centro de Educação Infantil) teve cunho político ou foi mesmo somente técnico, como declarou o prefeito Alcides Bernal (PP), agora os vereadores querem saber o currículo de cada novo profissional que assumiu as direções da unidades escolares.

De acordo com Otávio Trad (PT do B), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) vai solicitar à secretária municipal de Educação, Leila Machado,a relação das novas diretoras que assumiram os Ceinfs e as escolas e também o currículo de cada uma. “Queremos analisar se as pessoas que ocuparam os cargos dos exonerados tem formação para tal função e comparar com os que foram demitidos”, comentou.

Para o parlamentar, os vereadores querem saber se a exoneração está relacionado com a revogação da resolução 155 da Semed (Secretaria Municipal de Educação), de maio de 2014, que estabelecia critérios de formação para os cargos comissionados nas direções de Ceinfs e escolas municipais. Conforme a nova resolução, publicado no dia 6 de janeiro deste ano, determina que o “plano de cargos e carreiras do magistério já estabelece os requisitos necessários para preenchimento dos cargos de diretor escolar, diretor adjunto e diretor de Centro de Educação Infantil”.

Os vereadores da CCJ querem comprovar se a revogação da resolução de 2014 teve a intenção de facilitar a nomeação de profissionais sem formação adequada para as direções de escolas e Ceinfs. “Queremos ter certeza que as nomeações seguiram mesmo os critérios técnicos ou se foram de cunho político”, destacou Otávio Trad.

Crime - O presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB), questiona o período em que foi feita essa troca de diretoras e disse que foi uma decisão “extemporânea”, sem pensar na gestão da educação. Segundo ele, o mais correto seria ter feita a mudança no final do ano, para que as professoras exoneradas pudessem procurar lotações em outras unidades escolares e as nomeadas terem tempo de planejamento do início do ano letivo e adaptação no cargo. “Não quero acreditar que o prefeito esteja querendo politizar a educação, o que seria um crime”, declarou.

João Rocha disse que a Procuradoria Jurídica da Casa está analisando o projeto de lei que prevê eleições diretas nas escolas e Ceinfs e que pode entrar em pauta se tiver amparo legal. Mas politicamente, segundo ele, deve ser muito bem analisada a situação para não agirem sob o clamor do momento. “Temos que avaliar o fato de 2016 ser ano de eleições municipais”, ponderou.

Nos siga no Google Notícias