ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereadores recuam sobre emenda para reduzir autonomia de Bernal

Fabiano Arruda e Mariana Lopes | 29/11/2012 12:39

Vereadores sinalizaram, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, que vão recuar no encaminhamento de emenda, apresentada nesta semana, ao orçamento do município para o ano que vem, que reduz de 30% para 5% o índice autorizado pela administração municipal em abrir créditos adicionais sem que a operação passe pelo crivo da Câmara, o que pode reduzir a autonomia do prefeito eleito, Alcides Bernal (PP).

Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), minimizou a medida e diz que “todo ano tem essa emenda”, no entanto, avisou que vai retirar sua assinatura da proposta, caso a maioria seja contra.

Para ele a proposição deve “cair”. Carlão ainda lembra que essa emenda já foi reprovada em outros anos, mas, agora, a diferença é que o assunto diz respeito ao próximo prefeito, que não tem maioria.

Outro que assinou a emenda e garantiu que também deve retirar é João Rocha (PSDB). “Não é certo não contribuir com o prefeito”, comentou.

Relator do orçamento, Herculano Borges (PSC) se esquivou sobre o assunto, mas engrossou o discurso de que Bernal deve ter totais condições de trabalhar. Sobre o encaminhamento da proposição, resumiu-se a dizer que esta e as outras, mais de 800, apresentadas à peça orçamentária, serão entregues no dia 11 de dezembro.

Crítica - “Não fizeram isso como André (Puccinelli), nem com o Nelson (Trad Filho) e agora fazem. Mas não é porque o Bernal ganhou que precisa sofrer retaliação”, disse nesta semana o vereador Athayde Nery (PPS) para criticar a medida, ressaltando não acreditar que a emenda estivesse em tramitação, caso Edson Giroto (PMDB) tivesse vencido a eleição.

Já Airton Saraiva (DEM), outro autor da proposta, argumentou que o texto tem como único objetivo aumentar a competência da Câmara em transações do Executivo. “A sociedade exige mais da classe política e precisamos estar cada vez mais vigilantes. Não é retaliar, nem engessar ninguém”, garantiu.

Para Saraiva, os parlamentares precisam ter mecanismos para fiscalizar de forma mais incisiva as ações do governo municipal. Segundo ele, o texto será analisado pela Câmara.

Nos siga no Google Notícias