ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Política

Vereadores rejeitam quarto item de investigação contra Gilmar Olarte

Michel Faustino e Antonio Marques | 13/08/2015 13:31
A maioria dos vereadores foram contrários investigar o prefeito por conta do não cumprimento da Lei da Ficha Limpa. (Foto: Fernando Antunes)
A maioria dos vereadores foram contrários investigar o prefeito por conta do não cumprimento da Lei da Ficha Limpa. (Foto: Fernando Antunes)

Mantendo placar de 18 a 11, os vereadores rejeitaram pedido para investigar o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), pelo não cumprimento da Lei da Ficha Limpa na nomeação de comissionados. Neste momento, a sessão é acompanhada por cerca de 200 pessoas, em sua maioria apoiadores do prefeito.

Na manhã desta quinta-feira, os 29 vereadores aprovaram a abertura de Comissão Processante contra o prefeito por falta de decoro no exercício do cargo pela configuração de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A denúncia foi feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e aceita ontem pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

No total, seis itens foram colocados em votação para abertura de Comissão Processante. Os outros quatro são: não cumprimento da lei municipal que prevê o pagamento do piso nacional para jornada de 20 horas aos professores; o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê um percentual mínimo de gasto com pessoal; o excesso de cargos comissionados criados na atual gestão e o uso do avião do empreiteiro João Amorim, dono da Proteco Construções, em viagem a Brasília

Comissionados - No quesito cargos comissionados, a prefeitura vem prometendo reduzir o quadro, que representa gasto mensal de R$ 6,2 milhões, para combater a crise. Edições do Diário Oficial do Município realmente trouxeram dezenas de demissões, no entanto, também informam revogação das exonerações.

O balanço final, conforme o próprio diário oficial, é de 86 cargos a mais. No dia 22 de maio, eram 1.228 comissionados; dia 29, eram 1.248; em primeiro de junho, o número era de 1.269. Já em 3 de junho, passou para 1.277 cargos. Cinco dias depois, o total era de 1.292. No dia 10, eram 1.299, enquanto dia 15, a quantia era de 1.303. Três dias depois (18), os comissionados somavam 1.311 e, o último balanço de julho era de 1.314 cargos.

Nos siga no Google Notícias