ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Vereadores se reúnem com secretário para entender projeto do IPTU 2012

Fabiano Arruda | 23/11/2011 18:50

Matéria tramita na Câmara e deve ser votada na próxima semana; variação de reajustes entre as 11 categorias deve ficar em 3,5%

Parlamentares admitem dúvidas por conta de o projeto ser "bastante técnico". (Foto: Divulgação)
Parlamentares admitem dúvidas por conta de o projeto ser "bastante técnico". (Foto: Divulgação)

Considerado bastante técnico, o projeto do IPTU 2012, que tramita na Câmara Municipal de Campo Grande e deve ser votado na semana que vem, já causa inúmeras dúvidas aos vereadores e, para elucidar as principais delas, eles devem se reunir amanhã com o secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Paulo Nahas.

Questionado nesta quarta-feira sobre o projeto, o próprio prefeito, Nelsinho Trad (PMDB), declarou que Nahas é quem tem mais detalhes da matéria. O chefe do Executivo Municipal apenas garantiu que o índice máximo de reajuste será de 15,53%, inclusive para áreas que receberam obras estruturantes, como o Imbirussu-Serradinho, e que o número de isenções, sobretudo, para aposentados, deve aumentar no ano que vem.

O secretário, por sua vez, avisou hoje que pretende falar sobre o projeto apenas após sua aprovação na Casa de Leis para não atrapalhar a tramitação.

“É o tipo de matéria que gera muitas dúvidas aos vereadores”, admite a vereadora professora Rose (PSDB).

“Não pode ter pegadinha. Precisamos entender este novo escalonamento, que foi vitória da Câmara. O projeto representa um novo patamar”, destaca Athayde Nery (PPS), ressaltando que o índice de reajuste entre as 11 categorias de contribuintes proposta pelo projeto deve girar em torno de 3,5%. “Antes chegava a 30”, compara.

Para Marcos Alex (PT), o importante é entender como funcionará a mudança de categorias entre os beneficiários. “Faço questão de visitar algumas entidades competentes, como o Creci, para aprofundar a matéria e não votar de forma equivocada”, explicou.

Já o vereador Lídio Lopes (PP) pregou que as chamadas “fazendas urbanas” sejam submetidas a novos critérios pela prefeitura. “É preciso fazer justiça fiscal. Campo Grande está ficando com muitos vazios e é preciso reavaliar isto. Alguns proprietários mantêm os terrenos apenas para especulação imobiliária”, pontua o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias