ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Vereadores suspeitos não devem participar de comissões, diz MPE

Paulo Yafusso | 10/09/2015 17:19
Vereadores participam do ato em que Flávio César assumiu a Presidência, com o afastamento de Mário César (Foto: Fernando Antunes)
Vereadores participam do ato em que Flávio César assumiu a Presidência, com o afastamento de Mário César (Foto: Fernando Antunes)

O corregedor do MPE (Ministério Público Estadual), procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti, encaminhou ofício ao promotor de Justiça Fernando Zaupa, para que recomende à Câmara Municipal que não permita a participação de suspeitos ou investigados nas operações Lama Asfáltica ou Coffee Break em nenhuma das comissões do Legislativo que apuram esses casos.

Zaupa é um dos oito promotores que fazem parte da Força Tarefa criada pelo MPE para investigar no âmbito estadual a Lama Asfáltica, Operação realizada no dia 9 de julho deste ano pela Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União), Receita Federal e MPF (Ministério Público Federal) para apurar desvio de recursos federais por meio de fraudes em licitações e corrupção de servidores estaduais.

No entendimento de Riciotti, caso algum vereador sob suspeita ou investigado participe dessas comissões, corre-se o risco de se tornarem nulas os atos delas. “Entendo também que o não afastamento constitui-se em grave omissão, caracterizando-se improbidade administrativa”, afirmou o Corregedor do MPE.

Na Operação Coffee Break, 9 vereadores foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimento ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A ação foi no último dia 25, e também prestaram depoimento os empresários João Baird, dono da Itel Informática, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, dono da Proteco, Fábio Portela Machinsky, o ex-vereador Alceu Bueno (sem partido) e Jamal Salem, que na época da cassação era vereador e até a véspera da Operação era secretário municipal de Saúde.

A Comissão de Ética criada na semana passada pela Câmara Municipal para apurar se houve quebra do decoro parlamentar dos vereadores levados a prestar depoimento ao Gaeco, é formada por João Rocha (PSDB), Chiquinho Teles (PSD), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Ayrton de Araújo (PT) e Herculano Borges (SD). A Operação Coffee Break investiga esquema de cassação do prefeito Alcides Bernal, e entre os integrantes da Comissão de Ética, Vandelei Cabeludo e Ayrton de Araújo foram chamadas a prestar depoimento ao Gaeco, na semana passada.

O procurador Jurídico da Câmara Municipal, Fernando Pineis, não atendeu as ligações para falar sobre o assunto. O presidente, vereador Flávio César (PT do B) não foi encontrado. Segundo a assessoria dele, o vereador está em reunião fora do Legislativo.

Nos siga no Google Notícias