ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereadores vão formalizar denúncia de falta de alimentos em Ceinfs ao MPE

Jéssica Benitez | 30/05/2013 08:02
Cardápio de Ceinfs continuam com restrições por falta de alimentos (Foto: Divulgação)
Cardápio de Ceinfs continuam com restrições por falta de alimentos (Foto: Divulgação)

Os vereadores da Comissão Permanente de Assistência Social irão à 27ª Vara de Infância e da Adolescência, protocolar junto ao promotor de Justiça, Sérgio Harfouche, a recorrente situação de abandono e falta de alimento nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) de Campo Grande. A visita está agendada para próxima segunda-feira às 15h.

Ontem pela manhã os parlamentares Flávio César (PTdoB), Carla Stephanini (PMDB) e Coringa (PSD) dividiram-se para visitar oito Ceinfs localizados na região Sul e Norte da Capital, movidos por denúncia de que a situação de falta de verdura, legumes e frutas, além das condições precárias de instalação, já apontada no início do ano, permanece ocorrendo nos centros.

“Diante dos fatos não vemos outra saída a não ser pedir que sejam tomadas as devidas providências”, explicou Flávio. O vereador disse ainda que todas as vezes que o assunto vem à tona a secretária Municipal de Assistência Social, Thaís Helena (PT), diz que a compra de alimentos está em processo licitatório. “Mas eu não tenho conhecimento de que haja alguma licitação em andamento”, observou.

O parlamentar teve acesso ao cardápio semanal dos centros e relatou que em nenhuma das descrições das refeições é citada a presença de frutas, legumes ou verduras. “A alimentação está restrita arroz, feijão e algum tipo de carne”, contou. Outro fator preocupante é a ingestão de suco em pó por parte das crianças, conforme consta na relação de alimentos. “E tem assinatura de uma nutricionista”, alertou o vereador.

Eles também devem se reunir com a Comissão Permanente de Educação para organizar audiência pública sobre o tema. Na ocasião os vereadores vão aproveitar para debater sobre a responsabilidade de fiscalizar os Ceinfs que permanece sendo compartilhada entre as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

Devem entrar em pauta, ainda, denúncias de que mães e funcionários estariam levando material de higiene pessoal e limpeza aos centros de educação. "Vamos abordar também a possivel coação de diretoras destes Ceinfs", finalizou Flávio.

Nos siga no Google Notícias