ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Votação confirma Marisa, anunciada em abril no Campo Grande News

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 15/06/2011 12:38

Concorrente da senadora, Arroyo teve apenas 7 votos favoráveis

Nova conselheira do TCE, Marisa encerra vida política de 40 anos. (Foto: Marcelo Victor)
Nova conselheira do TCE, Marisa encerra vida política de 40 anos. (Foto: Marcelo Victor)

Com 20 votos “sim”,apenas um “não” e dois em branco, a votação para conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), encerrada há pouco na Assembleia Legislativa, confirmou notícia publicada pelo Campo Grande News no dia 18 de abril: a senadora Marisa Serrano (PSDB) encerra sua carreira política e troca o Senado pela cadeira na Corte.

O processo de indicação estava aberto desde o dia 28 de fevereiro, quando a ex-deputada Celina Jallad morreu. Desde os primeiros instantes, o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) surgiu como grande interessado, tanto que escancarou a campanha e saiu atrás de votos. Protocolou requerimento em abril na Mesa Diretora da Casa e foi o primeiro candidato oficial.

Como a vaga pertence à Casa de Leis, boa parte dos deputados apontou Arroyo como virtual conselheiro no TCE, o que foi perdendo força ao passar do tempo.

O nome de Marisa Serrano surgiu posteriormente. Ela afirmou, em diversas ocasiões, que não havia iniciado campanha oficial com recolhimento de assinaturas. Além disso, repetiu em várias oportunidades que respeitava a decisão da Casa de Leis, no entanto, nos bastidores, pesava a favor dela um virtual apoio do governador André Puccinelli (PMDB).

A comentada interferência do governador provocou polêmica ao longo das discussões. Ontem, o deputado Paulo Duarte (PT) levantou o caso de forma mais contundente. “O governo colocou dois nomes para votação e escolhe um. Vai ganhar a senadora Marisa”, disparou. O peemedebista Eduardo Rocha, por sua vez, classificou a questão levantada pelo colega como “impertinente”.

A definição concreta da novela começou mesmo neste mês, quando os deputados traçaram as etapas da escolha. A semana passada foi reservada para as inscrições dos interessados, que referendou os nomes de Arroyo e Marisa, além do consenso sobre uma sabatina aos candidatos, ocorrida ontem na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Ao final da sessão realizada na véspera da votação, presidida pelo deputado Pedro Kemp (PT), e ressaltada como histórica na Assembleia Legislativa, mais uma prova que a indicação da senadora era certa.

As perguntas durante a sabatina tiveram tom mais incisivo contra Arroyo e ameno para Marisa. Nos discursos de ontem, o republicano voltou a afirmar que seguiria até o fim, confiando na vontade da Assembleia, enquanto a tucana preferiu não contar vitória. “Depois de muitas eleições aprendi que eleição só se vence depois de contar os votos”, declarou.

Momentos antes da votação nesta quarta, o deputado ainda subiu à tribuna para falar que seguiria de cabeça erguida. A tucana, como avisara ontem, acompanhou a votação de casa, na Capital.

Arroyo conversa com Jerson momentos antes da votação. Ele discursou na Casa e parecia pressentir a derrota. (Foto: Divulgação/AL)
Arroyo conversa com Jerson momentos antes da votação. Ele discursou na Casa e parecia pressentir a derrota. (Foto: Divulgação/AL)

Os votos começaram por volta das 11 horas. Os deputados se dirigiram a uma cabine, parecida com um banheiro químico, disposta no plenário, que esteve lotado.

Como foi o primeiro a oficializar candidatura, Arroyo foi o primeiro a ser votado. Recebeu o voto de sete colegas e dois foram contrários. Quinze votaram em branco, incluindo ele, impedido de votar.

Depois seguiu para apreciação o nome de Marisa. Ela recebeu 20 votos favoráveis, um contrário e dois votos em branco. O placar esmagador finalizou a preferência que a parlamentar detinha nos bastidores.

Ontem mesmo, Arroyo já anunciava que seguiria a carreira em caso de derrota e que não faria oposição ao governador André Puccinelli. A senadora, por sua vez, avisava que se despediria da carreira política e que atuar no TCE seria a coroação após 40 anos de vida pública.

Histórico - Natural de Bela Vista (na fronteira com o Paraguai), Marisa Serrano é professora, tem 63 anos e foi a primeira mulher eleita para representar Mato Grosso do Sul no Senado. Agora, será substituída no Congresso pelo seu suplente, o pecuarista Antonio Russo, que atrai polêmica e resistência em Mato Grosso do Sul.

Formada em Letras e Pedagogia, ela ocupou os cargos de professora, supervisora, diretora de escola, Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e Secretária Estadual de Educação.

Ela ainda dirigiu a Delegacia do MEC (Ministério da Educação) no Estado, ajudando a reconhecer 54 cursos superiores e liberando recursos para a instalação de 16 escolas agrícolas.

A carreira política de Marisa Serrano começou em 1977, quando foi a vereadora mais votada em Campo Grande.

Em 1994, foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 1998. Naquele período, ela participou da redação final da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da elaboração do PNE (Plano Nacional de Educação).

Marisa ainda foi membro da Executiva Nacional do PSDB, de 1999 a 2001, e foi presidente do Diretório estadual tucano, de 2000 a 2004.

Hoje, Marisa é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, suplente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, vice-presidente do diretório Nacional do PSDB e membro do Parlamento do Mercosul.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também