ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Votação da PEC da demarcação de terras indígenas e adiada por mais 10 sessões

Flávio Paes | 20/10/2015 23:59

 A votação do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que altera a demarcação de terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação, pela comissão especial criada para analisar a PEC foi prorrogado por mais dez sessões. A votação foi suspensa hoje (20) em razão da ordem do dia no Plenário da Câmara dos Deputados.

A proposta do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), retira do Executivo e dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre a demarcação das terras indígenas. O governo afirma que a PEC é inconstitucional por retirar competência exclusiva do Executivo, ferindo a separação dos poderes e direitos assegurados na Constituição.
O relator defende a proposta com o argumento de que não há nenhuma fragilidade jurídica no texto apresentado. "Não me envergonho do texto e não admito que o tratem como inconstitucional”, disse Serraglio durante a discussão do substitutivo.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) disse que, se a PEC for aprovada, ela vai “sepultar” 228 processos de reconhecimento de terras indígenas; “engavetar” 144 processos sub judice; e “jogar no lixo da história” mais de 1.600 processos de reconhecimento de áreas quilombolas. “É uma PEC a favor dos latifundiários e dos agronegocistas”, disse.

A proposta também é criticada por organizações que atuam na defesa dos direitos indígenas e de comunidades quilombolas e tradicionais, que lançaram em agosto um manifesto contra a PEC.
“A PEC 215 e seus apensos pretendem paralisar a demarcação de terras indígenas, a titulação de territórios quilombolas e a criação de unidades de conservação, bem como permitir a liberação de grandes empreendimentos dentro das áreas protegidas, tais como hidroelétricas, mineração, agropecuária extensiva, implantação de rodovias, hidrovias, portos e ferrovias”, diz o manifesto.

Nos siga no Google Notícias