ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Votação de veto testa nova base de Bernal na Câmara após o Carnaval

Josemil Arruda | 03/03/2014 19:29
Câmara vota um veto de Bernal na próxima quinta-feira (Foto: arquivo)
Câmara vota um veto de Bernal na próxima quinta-feira (Foto: arquivo)

A controvérsia sobre o número real de integrantes da base de apoio ao prefeito Alcides Bernal (PP) deve acabar na próxima quinta-feira por ocasião da votação de um veto a projeto aprovado pelos vereadores. Trata-se do veto total de Bernal ao Projeto de Lei n° 7.425/13, de autoria dos vereadores Paulo Siufi e Carlão, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos profissionais que especifica e dá outras providências.

O veto está pautado em única discussão e votação para a sessão desta quinta-feira (dia 6 de março), sendo necessários 15 votos para derrubá-lo, o que corresponde à maioria absoluta (metade mais um), já que a Câmara de Campo Grande possui 29 membros.

Graças à articulação política do secretário municipal de Governo, Pedro Chaves, e de colaboradores, Bernal conseguiu aumentar a base de apoio, que chegou a ficar esquálida no final de dezembro do ano passado, com apenas seis integrantes, segundo admitiu o próprio prefeito no dia 26 daquele mês quando em sessão de julgamento de processo de cassação na Câmara, a qual foi suspensa por ordem judicial.

Hoje, Pedro Chaves garante que Bernal tem pelo menos o apoio de 14 vereadores, embora agora evite citar os nomes. No final de janeiro já eram 11 integrantes e Chaves não se negava a nominá-los, incluindo na lista os vereadores Carlos Augusto, o Carlão (PSB), Zeca do PT, Airton Araujo (PT), Derly dos Reis, o Cazuza (PP), Luiza Ribeiro (PPS), Gilmar da Cruz (PRB), Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuru (PTB), Alceu Bueno (PSL), Jamal Salém (PR) e Marcos Alex (PT). Há também indicativos de que Bernal pode ter ganho a adesão de Paulo Siufi (PMDB).

Mesmo que Siufi já integre a base de Bernal, como ele é autor do projeto vetado junto com o vereador Carlão, a tendência é que seu voto seja pela derrubada do veto, assim como o do socialista.

No último teste da capacidade da base de apoio de Bernal de aprovar matérias de seu interesse houve derrota. Foi durante a tentativa de votação do Serviço de Vigilância Municipal (SIM) no mês passado, quando vereadores da oposição se ausentaram do plenário e o projeto não pode ser votado por falta de quórum.

Nos siga no Google Notícias