ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Votação para presidente da Câmara dos Deputados terá segundo turno

Nyelder Rodrigues | 13/07/2016 20:51
Deputados acompanham painel com resultados da votação em 1º turno (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
Deputados acompanham painel com resultados da votação em 1º turno (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

Terminou às 20h46 (horário de MS) a votação para definir o novo presidente da Câmara Federal, em Brasília (DF). O pleito foi feito com votação secreta, em urnas disponibilizadas no local e terá segundo turno entre os candidatos Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Ao todo, 494 parlamentares participaram da votação, que teve um alto quórum - apenas 19 dos 513 deputados federais não votaram. O pleito contou com 17 inscritos, mas três deles desistiram, sobrando 14 candidatos.

Maia foi o mais votado, com 120 votos, seguido por Rogério Rosso, com 106. Marcelo Castro (PMDB-PI), um dos favoritos, terminou em terceiro, com 70 votos. Em quarto ficou Fernando Giacobo (PR-PR), com 59.

Na sequência, do 5º ao 14º, ficaram Esperidião Amin (PP-SC), com 36 votos; Luiza Erundina (PSOL-SP), com 22; Fabio Ramalho (PMDB-MG), 18 votos; Orlando Silva (PCdoB-SP), 16; Cristiane Brasil (PTB-RJ), 13; Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), 13; Carlos Manato (SD-ES), 10; Miro Teixeira (Rede-RJ), 6; e Evair Vieira de Melo (PV-ES), 5.

Segundo turno - Assim como no primeiro, serão disponibilizados 14 urnas para que os deputados votem o segundo turno. Foi dado 1h de pausa na sessão para que a próxima votação seja preparada. Agora, vence quem tiver mais votos.

A realização de um segundo turno já era esperada, devido ao grande número de candidatos. Para ser eleito diretamente no primeiro turno, as regras são as mesmas das eleições gerais: é preciso ter maioria absoluta de votos (metade + 1) do total de votantes.

O pleito retorna, provavelmente, por volta das 21h50 (MS), com novos discursos dos candidatos ao pleito. A expectativa da organização é que demore mais 1h30 esse processo. Logo que for dado o resultado final, o vencedor já é empossado presidente da Câmara Federal.

Nos siga no Google Notícias