ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Waldemir Moka cobra verbas para combate ao crack nos municípios

Zemil Rocha | 13/06/2013 13:59
Moka diz que crack entrou na zona rural e de forma "avassaladora" (Foto: Arquivo)
Moka diz que crack entrou na zona rural e de forma "avassaladora" (Foto: Arquivo)

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Waldemir Moka (PMDB), cobrou do governo federal a liberação de verbas para que os municípios promovam combate às drogas. “Queremos saber se os recursos estão chegando onde a situação é mais grave, nos municípios. Atualmente no país, não há um único lugar onde não há o problema da droga. O crack, principalmente, entrou na área rural e é algo avassalador”, alertou Moka.

Mato Grosso do Sul está entre os 12 estados que já aderiram ao Programa “Crack, é Possível Vencer”. Nesta quinta-feira, Moka questionou o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, sobre a aplicação dos recursos nos municípios. Moka lembrou que a comissão esteve nos municípios de fronteira e constatou a gravidade da situação. “As estatísticas e pesquisas são fundamentais, mas precisamos de ações concretas”, defendeu o peemedebista.

A convite dos presidentes da CAS e da Comissão de Educação (CE), Maximiano informou os resultados do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, conduzido pela Secretaria em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e universidades.

O Programa prevê investimento de R$ 4 bilhões até 2014, numa articulação entre os governos federal e estaduais, municípios e sociedade. O objetivo é aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

A intenção da Secretaria é envolver 14 mil escolas inscritas neste curso, atingindo cerca de 2,8 milhões de alunos. No final do treinamento, os aprovados receberão Certificado de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.

O Programa “Crack, é Possível Vencer” prevê a realização de mais dois treinamentos para educadores nos anos de 2013 e 2014, cada um com os mesmos 70 mil inscritos. As três edições vão representar um total de 8,4 milhões de alunos atendidos. O investimento para a realização da edição deste ano é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Nos siga no Google Notícias