ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Waldir recontrata diretor do TCE demitido após pressão política

Aline dos Santos | 05/01/2015 09:01
Novo presidente do TCE, Waldir Neves suspendeu demissão de diretor. (Foto: Alcides Neto)
Novo presidente do TCE, Waldir Neves suspendeu demissão de diretor. (Foto: Alcides Neto)

Um dos desdobramentos da polêmica disputa pela vaga de conselheiro no TCE (Tribunal de Contas do Estado), a demissão do diretor de Gestão de Pessoas durou menos de 30 dias. Hoje, o primeiro ato publicado pelo novo presidente do TCE, Waldir Neves, empossado no dia primeiro de janeiro, foi tornar sem efeito a exoneração.

A demissão de Nilton Leopoldino Rodrigues do cargo de diretor do departamento de Gestão de Pessoas foi publicada em 8 de dezembro de 2014. A decisão foi do então presidente José Ricardo Cabral, pivô da acirrada disputa.

Entretanto, nesta segunda-feira, o Diário Oficial do TCE informa que a exoneração foi baseada em "possível morosidade" no andamento do processo de aposentadoria de José Ricardo, mas, como foram cumpridos requisitos legais e temporais, o ato foi suspenso.

Nilton Rodrigues “caiu” após pressão política. O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), e o deputado estadual Londres Machado (PR) reclamaram à imprensa da demora no processo de aposentadoria. Em seguida, o diretor foi exonerado.

A vaga no TCE é disputada na Justiça. Para a corte fiscal, foi montado um processo paralelo e nulo, que levou à indicação do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR). No mês passado, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu a nomeação.

Novela - O pedido de aposentadoria de José Ricardo foi feito em 25 de novembro, mas até o dia 15 de dezembro não tinha sido remetido pelo tribunal ao governador do Estado, a quem cabia indicar o sucessor na corte fiscal.

No dia 15 de dezembro, José Ricardo, que ocupava a presidência do TCE, assinou a própria aposentadoria, após ter recebido visita do presidente da Assembleia Legislativa; do então procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco; e Arroyo. O processo foi acelerado para que a indicação fosse feita ainda na gestão de André Puccinelli (PMDB).

No dia seguinte, 16 de dezembro, o decreto de aposentadoria de José Ricardo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Horas depois, a Assembleia recebeu decreto legislativo do governo com a indicação de Arroyo. A aprovação veio no dia 18 de dezembro. Neste mesmo dia, o Tribunal de Contas, que já havia apontado a nulidade do procedimento, fez sessão extraordinária anulando a aposentadoria de José Ricardo.

Nos siga no Google Notícias