ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Juiz empossa amanhã Marlene Bossay como prefeita de Miranda

Zemil Rocha | 11/04/2013 16:48
Marlene Bossay durante a campanha eleitoral do ano passado (Foto: Facebook)
Marlene Bossay durante a campanha eleitoral do ano passado (Foto: Facebook)

O juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 15ª Zona Eleitoral, marcou para amanhã, às 17 horas, a posse de Marlene de Matos Bossay (PRB) como prefeita de Miranda e Celso Moraes de Souza (PDT) como vice-prefeito. A decisão, contudo, pode não ser concretizada, caso o advogado da prefeita cassada, Juliana Almeida (PT), e do vice Sidnei Barbosa de Araújo (PSC), consiga suspendê-la liminarmente, via recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No começo desta semana, dia 8, o juiz, decidiu pela segunda vez cassar os mandatos da prefeita Juliana e do vice Sidnei, cumulada com a decretação da inelegibilidade por oito anos. Desta vez, a ação de impugnação de mandato eletivo foi ajuizada por Marlene e Celso, que foram candidatos a prefeito e a vice derrotados por uma diferença de 183 votos na eleição de outubro do ano passado.

A decisão anterior sobre a cassação do prefeito e vice de Miranda, a partir de ação proposta pelo Ministério Público, foi tomada no dia 22 de março e publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral de 26 de março, decorrente da acusação de compra de votos na campanha do ano passado. Além da cassação, a decisão os tornou-os inelegíveis por oito anos e os condenou a pagar multa de R$ 10 mil.

O juiz Amaury da Silva Kuklinski, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), concedeu liminar no dia 4 de abril à prefeita Juliana Pereira Almeida, para que continuasse no cargo, anulando o despacho do juiz juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 15ª Zona Eleitoral, que tinha enviado ofício à presidenta da Câmara Municipal, Kátia Rôas (PSB), para que ela assumisse, interinamente, a chefia do Executivo.

Na sentença publicada na última segunda-feira (8), o juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 15ª Zona Eleitoral, ao decretar a perda do mandato da prefeita, também anulou os 5.865 votos atribuídos a ela na eleição passada, o que abriu caminho para que a segunda colocada na disputa, Marlene de Matos Bossay, que obteve 5.682 votos, assuma o cargo. Não haverá necessidade de nova eleição, pois a prefeita eleita não obteve mais de 50% dos votos.

A acusação foi de compra de votos. Segundo o juiz Marcel Henry ficou comprovado nos autos do processo, de 68 páginas, o “pagamento de diversos eleitores da Aldeia Lalima da quantia de R$ 70,00, com a finalidade única e específica de obter seus votos”. Tais compras de votos, segundo a decisão do juiz, foi com o “conhecimento ou anuência dos candidatos beneficiários com a prática do ato”.

Nos siga no Google Notícias