ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Aluna com problema no coração diz que foi obrigada a beber durante trote

Nícholas Vasconcelos e Nyelder Rodrigues | 18/02/2013 19:30

Uma jovem de 18 anos com problemas cardíacos diz ter sido obrigada a beber e a participar de um trote do curso de Medicina Veterinária da universidade Anhanguera-Uniderp. O caso foi na manhã desta segunda-feira (18) e a universitária registrou um boletim de ocorrência por constrangimento ilegal na 3ª DP (Delegacia de Polícia Civil).

A vítima conta que na manhã de hoje chegou ao campus de Ciências Agrárias da instituição e foi orientada por um professor a procurar uma carona para seguir até uma dependência da universidade. Quando chegou ao local, ela descobriu que se tratava de uma chácara alugada para o trote dos veteranos para a recepção dos novos alunos.

“Jogaram ovo, bateram na cabeça, fizeram a gente beber, tinha um monte de menor bebendo. Os veteranos colocaram um liquido que parecia alcool e me fizeram tomar”, disse a jovem. Ela disse que avisou durante toda a brincadeira que não gostaria de participar, mas acabou obrigada. “Eu tenho problema de coração, não bebo”, revelou.

Segundo a aluna, colegas tiveram o cabelo cortado contra a vontade e que o professor que estava no local apenas assistia. “O professor estava vendo a brincadeira e não fazia nada”, contou.

Por telefone, a universitária entrou em contato com a mãe para avisar sobre o trote. A mãe então acionou a PM (Polícia Militar) que foi até a chácara.

Quando os policiais chegaram ao local da festa, os organizadores e o professor, responsável por monitorar a recepção, informaram que a participação era de forma livre e espontânea, o que é negado pela vítima.

Em Mato Grosso do Sul, a Lei 2.929 proíbe o trote violento nas universidades públicas e particulares no Estado.

No início deste ano o MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) recomendou às dez maiores instituições de ensino superior providências dentro e fora das universidades. De acordo com o Ministério Público, a medida tem o objetivo de prevenir atitudes violentas, humilhantes e constrangedoras aos acadêmicos.

Mesmo com a recomendação, foram registrados flagrantes de trotes violentos no início das aulas da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), também fora das dependências da instituição. Na época, até o reitor da instituição Padre José Marinoni tentou sensibilizar os jovens das proibições.

Em contato da reportagem com a assessoria de imprensa da Anhanguera-Uniderp, a universidade emitiu uma nota repudiando qualquer ato violento que envolva docentes e acadêmicos, e afirmou que, mesmo não tendo envolvimento na organização da festa promovida pelos alunos de Medicina Veterinária, irá apurar os fatos e se colocar a disposição das autoridades policiais para prestar informações.

A Anhanguera-Uniderp reiterou que vem incentivando o Trote Solidário há anos, justamente para promover ações de responsabilidade social e integração entre calouros, veteranos e a comunidade.

(atualizada às 20h07 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias