ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Aparelhos queimam e terminais ficam sem serviço de internet grátis

Mariana Lopes | 15/05/2013 06:56
Leandro afirma que acesso à internet não funciona há pelo menos 2 meses no Terminal Morenão e na Orla Morena (Foto: Vanderlei Aparecido)
Leandro afirma que acesso à internet não funciona há pelo menos 2 meses no Terminal Morenão e na Orla Morena (Foto: Vanderlei Aparecido)

O serviço de internet grátis que é oferecido nos terminais de ônibus de Campo Grande não está funcionando desde o começo deste ano. Um leitor do Campo Grande News, que não quis se identificar, reclamou que desde janeiro não consegue acessar o wi-fi pelo celular em nenhum dos pontos de acesso.

Segundo o leitor, ele chegou a reclamar da falta de serviço na Prefeitura, mas não teve retorno e nem o problema resolvido.

“A Internet Morena é um benefício que foi criado para nossa cidade entrar na era da Democratização da Internet, mas infelizmente alguns pontos não estão funcionando”, denuncia o leitor.

No Terminal Morenão, o estudante Leandro Albuquerque, 19 anos, garante que, de fato, o sinal à internet é baixo e a conexão cai toda hora. Ele também é frequentador da Orla Morena, outro ponto onde o wi-fi é disponível.

“É a mesma coisa, passo toda semana lá, e nunca consigo conectar pelo meu smartphone”, afirma o estudante, que alega ter percebido o problema há dois. “Antes funcionava normal”, diz Leandro.

A estudante Ketllyn Prado, de 17 anos, apesar de saber da disponibilidade da internet nos terminais, prefere usar o próprio pacote de dados. “Eu sei que pago, mas pelo menos é mais rápido, não tenho problema”, diz a garota, que estava no Terminal General Osório.

O serviço Internet Morena, que permite aos usuários de transporte coletivo acesso grátis à internet, é oferecido nos terminais de ônibus de Campo Grande desde a metade do ano passado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, nos terminais Nova Bahia, Morenão e Júlio de Castilho o aparelho de rádio queimou há cerca de 20 dias e a equipe de manutenção da prefeitura aguarda a aquisição de novos equipamentos para solucionar o problema. Nos demais terminais de ônibus a Internet Morena funciona normalmente, bem como na Praça Ary Coelho e na Feira Central.

No Terminal Avedis Balabalian (em frente à escola Hercules Maymone) e Orla Morena foi feito o lançamento do Internet no ano passado, mas não foi efetivada a implantação.

Ketllyn prefere pagar, mas ter uma internet mais rápida (Foto: Vanderlei Aparecido)
Ketllyn prefere pagar, mas ter uma internet mais rápida (Foto: Vanderlei Aparecido)

Como funciona - Os dispositivos móveis compatíveis com Wi-Fi (padrões IEEE 802.11 a/b ou g) receberão o sinal gratuitamente dentro do raio de alcance de 100 metros e uma banda de acesso de 20kbps a 100 kbps, a chamada Banda Social, conforme regulamentação do PNBL.

Na primeira conexão, o usuário deve abrir o navegador e digitar o endereço www.capital.ms.gov.br/internetmorena para que, assim, ele seja direcionado para um formulário de cadastro. Após informado seus dados, receberá uma senha para acesso. A partir de então, o cidadão acessará o sistema com sua senha e login pessoal.

O internauta poderá se conectar através de smartphones, netbooks, notebooks. Além dos terminais, a Prefeitura disponibilizou o serviço na Praça Ari coelho, na Feira Central, na Orla Morena e no Ponto de Integração Avedis Balabanian.

Nos siga no Google Notícias