ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Soro aplicado em UPA faz criança de 3 anos desmaiar, diz mãe

Zana Zaidan | 20/06/2014 18:36

A estudante Daiany Pereira Braga, 21 anos, saiu da Vila Neuza, na região da saída para Rochedo, em Campo Grande, e foi até a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Coronel Antonino, em busca de um tratamento para a alergia do filho de três anos. Segundo ela, a criança desmaiou depois de receber soro e “quase morreu. Só foi salva porque tive a luz de arrancar”, conta. A família ainda não teve acesso ao prontuário, acrescenta, mas cobra explicações do médico que realizou o atendimento.

Daiany explica que o filho apresentava uma forte coceira em dos olhos, “e começou a ficar bem inchado, parecia que ele tinha levado uma pancada”, por isso, ela e o esposo o levaram ao pronto-socorro. Por volta das 14h50, ele foi recebido pelo médico.

“O doutor recomendou ao enfermeiro aplicar adrenalina, antialérgico, e corticoide. Assim que colocaram o soro, ele começou a virar o olho, ficar pálido. Fiquei desesperada, comecei a gritar, e ele desmaiou. Mesmo assim não ninguém, então arranquei o soro. Se não fosse isso, ele teria morrido”, acredita.

Bastante nervosa, a criança foi levada para casa pelo pai, enquanto Daiany permaneceu na unidade. “Não saio enquanto não tiver explicações, quero ver o prontuário, se a dose estava em excesso. Isso é muito grave”, finaliza.

Sesau - Procurado pelo Campo Grande News, o chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Jamal Salém, se inteirou do caso da criança e afirma que o procedimento adotado foi adequado. "A conduta foi correta, dentro da ética médica. Foi aplicada uma injeção intramuscular, que pode ter baixado a pressão da criança, o que pode acontecer, em pacientes de qualquer idade. Até no melhor hospital do mundo, isso pode acontecer", atesta. 

Salém, que também é médico, reforça que a mãe correu risco ao tirar o soro do filho por conta própria. "É totalmente compreensível que uma mãe se desespere ao ver um filho apresentar qualquer reação adversa, mas, nesta hora, é preciso lembrar que se está dentro de uma unidade de saúde, com profissionais preparados. É uma atitude arriscada, ele não tinha tido alta", pondera. 

Sobre o prontuário, o secretário afirma que trata-se de "segredo médico" e, por isso, não é apresentado aos pacientes. "Se houver alguma outra dúvida da mãe, ela pode fazer ofício na Sesau, e tudo será esclarecido sobre o atendimento prestado", esclarece.

Nos siga no Google Notícias