ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Trabalho de pós graduação mostra drama de idoso sem aposentadoria

Para chamar a atenção ao que considera injustiça, idoso se veste de ‘placa’ à espera de aposentadoria do INSS####

Edmir Conceição | 07/10/2011 14:30
Manifestação solitária - Desde 2007, quando entrou com o pedido de aposentadoria, Evanor faz tratamento médico.
Manifestação solitária - Desde 2007, quando entrou com o pedido de aposentadoria, Evanor faz tratamento médico.

O drama de um idoso que tenta obter uma pensão da Previdência Social, que motivou reportagem do Campo Grande News e matérias em outros veículos de comunicação, foi o tema de reportagem de jornalistas da turma de pós graduação da Faculdade Estácio de Sá.

A reportagem, em texto e vídeo, foi produzida por Barbara Ferragini, Beatriz Longhini, Laura Contar, Nayara Rosa, Paulo Victor e Rosileny Ribeiro. Leia reportagem e assista ao vídeo:

Um idoso com uma placa pendurada ao corpo com a mensagem: “Preciso de ajuda! Estou muito doente, estou morrendo” chama a atenção das pessoas que passam todos os dias próximo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua 26 de Agosto, em Campo Grande/MS.

Os que nunca o notaram não imaginam a história que Evanor Antônio Cols, de 63 anos, tem para contar. Ele afirma que desde os 8 anos trabalha na roça, e por isso, teria adquirido uma doença grave causada pelos agrotóxicos.

Desde 2007, quando entrou com o pedido de aposentadoria, Evanor faz tratamento médico, mas até hoje o INSS não deferiu o pedido.

Em forma de protesto, ele se desloca todos os dias até a sede do órgão para chamar a atenção das autoridades e das pessoas que por lá passam, na ânsia de ter o pedido do seguro do INSS autorizado e, receber a ajuda em dinheiro que, segundo ele, lhe garante a sobrevivência. “Estou vivendo de ajuda. Não queria passar por isso, mas não tem outro jeito”, lamentou o idoso.

O caso de Evanor é um dentre milhares que o INSS recebe todos os dias e que ninguém fica sabendo ou nem nota, mesmo que a pessoa pendure uma placa. É a realidade brasileira que deve piorar com o passar dos anos.

Com a história de Evanor, surge a seguinte dúvida: Você, leitor, tem algum plano para se sustentar quando ficar sem trabalho, for impossibilitado por conta de uma eventualidade - como, por exemplo, uma doença-, ou até mesmo quando a velhice chegar e não tiver uma aposentadoria e/ou ela não ser suficiente?

Pesquisas - Várias pesquisas destacam o envelhecimento precoce e rápido do Brasil. Um deles, o documento "Envelhecendo em um Brasil mais velho", elaborado pelo Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD), informa que a população idosa no país, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, será em 2050, de 49%.

O estudo também revela que, por volta de 2020, a população em ‘idade de trabalhar’ deve começar a cair, e todo o crescimento populacional brasileiro se dará pelo aumento dos idosos.

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a de que em 2050, o número de idosos, que hoje é de 21 milhões, chegará a 63 milhões.

Aposentadoria com saúde - Em entrevista a nossa reportagem, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, reforçou a ‘dica’ de que quanto mais cedo os brasileiros começarem a planejar o futuro, mais tranquila será a velhice.

“As pesquisas comprovam que essa profunda mudança demográfica traz consequências e a sociedade deve se preparar. Para a Previdência Social as consequências são óbvias, teremos um grande aumento com benefícios e, isso, trará enormes desafios para os sistemas públicos e privados e, principalmente, aumentarão as despesas com saúde,” relata o ministro.

Garibaldi pontua que considerando que a maioria dos planos de saúde (mais de 70%) é custeada essencialmente por empresas, o funcionário ao se aposentar, como regra geral, perde o benefício. “E, como vimos, é justamente nesta fase da vida que as pessoas mais gastam e utilizam serviços de saúde, além de terem sua renda diminuída. Por isso, é imprescindível que as pessoas comecem a planejar o seu futuro”, completa.

O advogado Jackie Sodero Toledo, superintendente de Assuntos Jurídicos da Fundação João Paulo II, ressalta que essa transição demográfica [de que o Brasil está envelhecendo] ocorre de forma acelerada e, com isso, é necessário que os cidadãos junto com os Governos Municipal, Estadual e Federal tomem medidas drásticas para se adaptarem a esse processo e garantirem um futuro melhor.

“Quanto mais tardarem, mais draconianas [rigorosas] serão as dificuldades a serem enfrentadas. É urgente que a sociedade ‘se debruce’ sobre este desafio e busque soluções sustentáveis para a nova realidade que atingirá a todos,” destacou Sodero.

Enfim, começar a planejar o futuro e uma velhice tranquila demanda colocar em prática no dia-a-dia atitudes simples como, por exemplo, ter uma alimentação saudável para conter a ‘onda’ de obesidade e diversas doenças que dela se originam, praticar uma caminhada ou outro esporte da sua preferência e aprender a poupar dinheiro para que ao se aposentar tenham um recurso extra para suprir seus desejos e necessidades.

Reportagem: Barbara Ferragini, Beatriz Longhini, Laura Contar, Nayara Rosa, Paulo Victor e Rosileny Ribeiro

Nos siga no Google Notícias