ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Vale tudo para estacionar na rua da Academia de Polícia

Edmir Conceição | 09/01/2012 17:01
PEDESTRE NÃO TEM VEZ - Aqui a calçada é para os carros. (Foto: Ademir Rodrigues/Repórter News)
PEDESTRE NÃO TEM VEZ - Aqui a calçada é para os carros. (Foto: Ademir Rodrigues/Repórter News)

Na rua Delegado Osmar de Camargo, via perpendicular à avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, no Parque dos Poderes, o policiamento de trânsito faria uma boa arrecadação em multas. Na rua, onde está a Acadepol (Academia de Polícia Civil), estacionar na calçada não tem produzido nenhum auto de infração, mas está gerando reclamação. A Acadepol está sem atividades. Os órgãos em funcionamento na rua são a Central de Medicamentos da Secretaria de Saúde e a SGI (Superintendência de Gestão da Informação).

Leitor atento à irregularidade registrou veículo estacionado sobre a calçada, uma infração considerada grave.

O veículo estacionado na calçada pela falta de consciência do motorista representa uma afronta à segurança do pedestre, que perde o espaço para caminhar e fica vulnerável com a entrada e saída dos carros parados no recuo.

De acordo com o CBT (Código Brasileiro de Trânsito), a calçada não é local para veículos e sim para a circulação de pedestres ou implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins autorizados pelo órgão competente (Prefeitura).

Quem tem bom senso também sabe que os passeios devem ficar livres de obstáculos para a passagem dos pedestres.

O CBT prevê em seu artigo 181, incisos IV e VIII, algumas infrações pelo estacionamento de veículo em local proibido. Nesse caso mostrado por leitor do Campo Grande News, a infração é grave, com penalidade de multa e remoção do veículo como medida administrativa da autoridade de trânsito.

Nota-se que pelo CTB, estacionar em local proibido é uma infração média, onde o motorista recebe quatro pontos na carteira, multa R$ 85,13 (oitenta e cinco reais e treze centavos) e remoção do veículo. No caso de estacionar em cima da calçada, a infração é grave. Além do veículo ser removido, de acordo com a medida administrativa, a infração gera o pagamento da multa de R$ 127,39 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Nos siga no Google Notícias