ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

"Simpósio da Soja" debate técnicas de mercado e manejo de doenças

Priscilla Peres | 27/08/2014 17:04

No dia 9 de setembro, a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense) em parceria com a Embrapa promove o 12º Simpósio da Soja em Naviraí - distante 366 km de Campo Grande, com palestras técnicas sobre mercado e clima que serão ministradas para técnicos e estudantes.

Na última edição, o simpósio reuniu mais de 200 pessoas de diferentes Estados como Paraná e São Paulo além de Mato Grosso do Sul. Este ano, a programação conta com cinco palestras que tratam de diversos assuntos, entre elas o “Manejo de plantas daninhas tolerantes e resistentes”, proferida pelo pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja de Londrina/Paraná.

De acordo com o pesquisador, o principal problema enfrentado pelos produtores são as espécies resistentes ao glifosato, que no Brasil são atualmente seis: azevém, buva (com três diferentes espécies), capim-amargoso e o chloris. “A melhor forma de combater essas infestantes é a implementação do Manejo Integrado de Plantas Daninhas, que pode ser definido como a seleção e a integração de métodos de controle e o conjunto de critérios para a sua utilização, com resultados favoráveis dos pontos de vista agronômico, econômico, ecológico e social”, afirma o pesquisador.

Na palestra também será abordadas as questões relacionadas à resistência de plantas daninhas a herbicidas, dando um panorama de como está esse problema no nível regional, nacional e mundial, bem como discutir quais são as melhores estratégias de se evitar e conviver com essa situação.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no www.copasul.coop.br.

Nos siga no Google Notícias