ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Abates de bovinos têm queda acumulada de 11%

Redação | 23/09/2008 09:58

A entressafra deste ano é de maior escassez que as passadas. Segundo dados da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), os abates de bovinos continuam caindo, não só de um mês para outro, mas também no comparativo com igual período do ano passado.

No acumulado de janeiro a agosto a redução de abates é de 11%. São 2.183.295 animais abatidos contra 2.458.922 de janeiro a agosto do ano passado. A queda equivale a um mês de abates.

Em agosto nova queda: de 8%. Foram 245.529 bovinos abatidos contra 253.721 em julho e 267.652 em agosto do ano passado. O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, afirma que os números refletem o grande abate de fêmeas dos últimos anos, que conseqüentemente tornou o rebanho menor.

Por outro lado, ele observa que muitas plantas frigoríficas aumentaram a capacidade de produção e acabam com ociosidade de até 40% em relação ao potencial de abates. A falta e oferta de boi gordo e de poder para competir com preços oferecidos por grandes grupos tem sido o argumento de unidades que estão fechando as portas.

Um caso recente é do frigorífico Campo Oeste, no bairro Nova Campo Grande, que fechou as portas, deu férias coletivas aos funcionários e agora é acionado na Justiça por eles e por pecuaristas que não receberam pelos bois entregues para o abate.

Laucídio Coelho afirma que casos como este são evidências da falta de planejamento para atravessar os períodos mais difíceis.

Nos siga no Google Notícias