ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Acordo libera produtores do pagamento de royalties da soja em 2012 e 2013

Nícholas Vasconcelos | 23/01/2013 19:46
Acordou liberou cobrança de direito de uso de tecnologia RR1 em MS. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Acordou liberou cobrança de direito de uso de tecnologia RR1 em MS. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul estão isentos de pagar royalties da soja RR1 da multinacional Monsanto nas safras de 2012 e 2013. O acordo firmado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) com a multinacional abrange também os produtores Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, que correspondem a 70 % da produção nacional de soja.

A variante com a tecnologia RR1 torna as sementes resistentes aos herbicidas à base de glifosato. Com base no acordo, todos os produtores que aderirem individualmente ao acordo terão quitados seus débitos referentes ao uso desta tecnologia.

Segundo a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD), o acordo foi firmado após ampla discussão é justo e atende às necessidades dos produtores de soja.

O comunicado público, assinado nesta quarta-feira (22) entre a CNA e a Monsanto, as entidades que participam desse entendimento concordam em trabalhar em conjunto “para viabilizar a aprovação de tecnologias que possam ser aplicadas no Brasil e que resultem na expansão das exportações brasileiras para mercados internacionais”.

Para a CNA e a Monsant, o o acordo fortalece o caminho para a introdução de novas tecnologias para a soja. O acordo é o reconhecimento dos direitos de propriedade intelectual sobre tecnologias aplicáveis na agricultura e a remuneração devida aos detentores dessas tecnologias, além da introdução de melhorias no sistema de cobrança pelo uso da tecnologia não paga antecipadamente.

Nos siga no Google Notícias